Blog do Prisco
Destaques

Ação direta de Inconstitucionalidade  contra TPA de Bombinhas extinta no TJ. Deputado Naatz deve recorrer ao STF

O Òrgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SC) , em julgamento nesta quarta-feira( 19),  decidiu por voto da maioria acatar parecer do relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIN, desembargador João Henrique Blasi e extinguiu o processo que foi impetrado por 14 deputados estaduais e estava em tramitação desde o ano passado.

A pioneira ação , por envolver  um grupo de parlamentares , pedia a revogação da legislação municipal de Bombinhas que instituiu a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental –TPA – por ser considerada inconstitucional desde 2020, quando a Alesc aprovou e promulgou Emenda Constitucional que proíbe  a cobrança de qualquer tipo de pedágio urbano ou tributos que limitem a livre circulação de pessoas e veículos.

A ação tinha parecer favorável do Ministério Público, mas os desembargadores entenderam, por maioria, que o texto da alteração não foi o suficiente para mudar decisão do ano de 2019, do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade da TPA. O presidente do colegiado , desembargador  Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto e outros chegaram  a abrir divergência pela inconstitucionalidade da taxa, mas foram voto vencido. O deputado Ivan Naatz (PL), um dos autores da ação e que fez a defesa oral do processo, disse que respeita a decisão do Tribunal , mas que vai recorrer ao STF.

 

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação