Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Flores elogia plano de desenvolvimento

Os prefeitos do Planalto Norte de Santa Catarina foram recebidos em audiência nesta segunda-feira (27) pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. Eles apresentaram o Plano de Desenvolvimento Regional. Aquela área catarinense é considerada, nas palavras do próprio secretário, como o “corredor de estagnação econômica” do Estado por ostentar índices de desenvolvimento abaixo da média.
O encontro com Flores foi uma primeira de uma extensa agenda de trabalho organizada pela Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte. A Secretaria de Planejamento ajudou a organizar as audiências e está dando suporte total ao projeto.

AMPLANORTE FLORESSINTONIA E OLHAR AMPLO

Flores elogiou a sintonia dos prefeitos e o olhar mais amplo sobre as necessidades de toda uma região. “Se eu fosse escrever o ofício que recebi, eu escreveria justamente aquilo ali,” destacou o secretário. Ele insistiu na necessidade de o plano ser global, passando pela qualificação de mão de obra. Dados da Amplanorte indicam que, em 2014, a região gerou R$ 1,6 bilhão em riquezas, mas a maior parte migrou para outras regiões de SC e do país. Evidentemente que a iniciativa dos prefeitos engloba ações e melhorias na infraestrutura, logística, atração de universidades e novos cursos superiores, bem com profissionalizantes, novas culturas, como fruticultura e produção de leite; e também na área da Saúde. O detalhamento do plano foi enaltecido por Murilo Flores, que declarou: “não tenho dúvidas de que o governador vai dar atenção especial a essas necessidades.”

UNIÃO ESTRATÉGICA

A união dos prefeitos também foi enaltecida pelo secretário. Ele lembrou que o planejamento e a atuação conjunta fazem toda a diferença. Importante frisar que os mandatários não estão defendendo pleitos exclusivos para suas cidades. O desenvolvimento de toda uma região é o foco.
Estiverem presentes nesta primeira agenda, o presidente da Amplanorte, Gilberto Damaso da Silveira (Bela Vista do Toldo), Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas), Roberto Agenor Scholze (Mafra) e Dário Schicovski (Papanduva) (foto), o Secretário Executivo da entidade, Helio Daniel Costa e a assessoria de projetos da AMPLANORTE.
Ainda nesta segunda-feira, o grupo esteve na Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nesta terça-feira, eles vão ao DNIT, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Badesc.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação