Blog do Prisco
Notícias

Flores elogia plano de desenvolvimento

Os prefeitos do Planalto Norte de Santa Catarina foram recebidos em audiência nesta segunda-feira (27) pelo secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. Eles apresentaram o Plano de Desenvolvimento Regional. Aquela área catarinense é considerada, nas palavras do próprio secretário, como o “corredor de estagnação econômica” do Estado por ostentar índices de desenvolvimento abaixo da média.
O encontro com Flores foi uma primeira de uma extensa agenda de trabalho organizada pela Associação dos Municípios do Planalto Norte – Amplanorte. A Secretaria de Planejamento ajudou a organizar as audiências e está dando suporte total ao projeto.

AMPLANORTE FLORESSINTONIA E OLHAR AMPLO

Flores elogiou a sintonia dos prefeitos e o olhar mais amplo sobre as necessidades de toda uma região. “Se eu fosse escrever o ofício que recebi, eu escreveria justamente aquilo ali,” destacou o secretário. Ele insistiu na necessidade de o plano ser global, passando pela qualificação de mão de obra. Dados da Amplanorte indicam que, em 2014, a região gerou R$ 1,6 bilhão em riquezas, mas a maior parte migrou para outras regiões de SC e do país. Evidentemente que a iniciativa dos prefeitos engloba ações e melhorias na infraestrutura, logística, atração de universidades e novos cursos superiores, bem com profissionalizantes, novas culturas, como fruticultura e produção de leite; e também na área da Saúde. O detalhamento do plano foi enaltecido por Murilo Flores, que declarou: “não tenho dúvidas de que o governador vai dar atenção especial a essas necessidades.”

UNIÃO ESTRATÉGICA

A união dos prefeitos também foi enaltecida pelo secretário. Ele lembrou que o planejamento e a atuação conjunta fazem toda a diferença. Importante frisar que os mandatários não estão defendendo pleitos exclusivos para suas cidades. O desenvolvimento de toda uma região é o foco.
Estiverem presentes nesta primeira agenda, o presidente da Amplanorte, Gilberto Damaso da Silveira (Bela Vista do Toldo), Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas), Roberto Agenor Scholze (Mafra) e Dário Schicovski (Papanduva) (foto), o Secretário Executivo da entidade, Helio Daniel Costa e a assessoria de projetos da AMPLANORTE.
Ainda nesta segunda-feira, o grupo esteve na Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nesta terça-feira, eles vão ao DNIT, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Badesc.

Foto: divulgação