Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bento Gonçalves, na serra gaúcha, é a única brasileira a levar o Prêmio Most Admired Knowledge City na abertura do KCWS 2019, em Florianópolis

Primeiro dia do evento debateu o uso do conhecimento para tornar cidades mais inteligentes e amigáveis para as pessoas

O 12º Knowledge Cities World Summit iniciou nesta segunda-feira (04), em Florianópolis, homenageando as quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo, que receberam o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City). São elas: Bento Gonçalves (Brasil), a ilha caribenha de Porto Rico, Vancouver (Canadá) e Barcelona (Espanha). O evento vai até quinta-feira (08), no Hotel Sesc Cacupé. A cidade gaúcha foi a única brasileira a ser premiada. Venceu na categoria Cidade do Conhecimento Emergente por ter promovido o desenvolvimento econômico aliado à identidade cultural da região.

As cidades são selecionadas por pessoas que fazem parte da quádrupla hélice: universidades, governos, empresas e sociedade”, diz a coordenadora do Prêmio MAKCi, Blanca Garcia, especialista em Administração e Gestão de Políticas de Desenvolvimento. Segundo ela, as estratégias do KBD (Conhecimento Baseado no Conhecimento) visam a equilibrar crescimento econômico, equidade social e sustentabilidade ambiental em comunidades, cidades e regiões.

As discussões do primeiro dia giraram em torno do conceito de cidades baseadas no conhecimento e como a tecnologia e inovação podem contribuir para a resolução de problemas históricos dos municípios, como mobilidade, saneamento básico, poluição, desigualdade social, entre outros. Assuntos como distúrbios econômicos, democráticos e ambientais e a urgência para resolvê-los foi o foco da plenária sobre os Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento. A segunda discussão foi sobre o intenso processo de urbanização que ocorre em um momento de mudanças climáticas, onde a integridade da biosfera corre riscos.

A abertura do evento contou com manifestações do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaup, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Alaor Tissot, a deputada federal e membro do Grupo de Estudos de Cidades Inteligentes da Câmara dos Deputados, Ângela Amin, o Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, Amândio João da Silva, o presidente do World Capital Institute (WCI), Francisco Javier Carrillo e a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.