Blog do Prisco
Manchete

FAESC alerta produtores sobre sementes recebidas da China

Pacotes suspeitos enviados às propriedades por meio dos Correios devem ser encaminhados à Cidasc para recolhimento

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, encaminhou ofício aos Sindicatos Rurais de todo o Estado para alertar os produtores sobre o eventual recebimento de pacotes de sementes provenientes da China. O relato da entrega do material via Correios em algumas propriedades foi feito por agricultores catarinenses nesta semana, gerando preocupação dos órgãos responsáveis.

A orientação da FAESC é para que os produtores, ao receberem o material não solicitado, o levem até o escritório mais próximo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que seja recolhido. A Federação pede para que as sementes não sejam plantadas ou descartadas nas propriedades.

“Diante do fato de não sabermos a procedência dessas sementes, que podem estar contaminadas e causarem a disseminação de pragas e doenças, além de sérios prejuízos econômicos e sanitários, solicitamos que os produtores rurais que tenham recebido algum pacote suspeito, não semeie e não jogue o material no lixo. É importante que o leve com a máxima brevidade a um escritório da Cidasc ou escritório mais próximo do MAPA para recolhimento e análise”, enfatiza Pedrozo.

Os produtores também podem entrar em contato com o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, pelos telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp) e solicitar mais orientações.

De acordo com a Cidasc, as sementes suspeitas e não solicitadas estão sendo endereçadas à cidadãos comuns, em pequenos pacotes atrelados à compra realizada, como se fossem um brinde.

 

 

Posts relacionados

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação