Blog do Prisco
Destaques

Projeto de Lei prevê isenção na taxa de água em SC

O projeto de lei (PL) 0341.8/2020 de autoria do Deputado Jerry Comper deve beneficiar os pequenos agricultores catarinenses.  O PL que prevê a isenção da taxa por outorga de água para pequenos agricultores que possuem propriedades com até quatro módulos rurais foi aprovado nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O projeto segue para tramitação nas Comissões de Finanças e Tributação e de Turismo e Meio Ambiente.

A taxa por outorga de água se refere a cobrança pelo uso dos recursos hídricos paga por agricultores anualmente. O projeto de lei de autoria do Deputado Jerry pretende isentar as pequenas propriedades do pagamento dessa taxa. “A nossa região é formada por pequenos agricultores e eles são os que fomentam a economia, são os que cuidam, que produzem, eu posso falar pois sou filho de um agricultor. A minha região é muito agrícola tanto na plantação de cebola como de fumo, verduras e afins. Hoje o pequeno agricultor paga uma taxa para que tenha a licença para ter água e esse nosso projeto de lei vai dispensar isso, o agricultor não vai mais pagar essa outorga para poder furar seu poço ou para ter essa água”, explica Comper.

O parlamentar revela que tem recebido diversas mensagens parabenizando pela iniciativa e diz que a ideia surgiu justamente por ser natural de um pequeno município e filho de um agricultor. “Eu procuro ser atuante na agricultura pois é muito fácil eu estar aqui falando, mas é difícil para aquele que está lá de sol a sol às vezes perdendo a plantação de fumo ou de cebola por causa da chuva, do granizo, da seca” destaca o Deputado.

Posts relacionados

Jerry Comper lança Carlos Chiodini à majoritária em evento do MDB do Médio Vale

Redação

Samae atende denúncia de fraude de água em Brusque

Redação

Emasa realiza encontro do projeto Produtor de Água do Rio Camboriú nesta quinta-feira

Redação