Blog do Prisco
Manchete

TJSC rejeita novo recurso do MPSC que pretendia limitar funcionamento de hotéis

É a terceira tentativa de suspensão dos decretos do Poder Executivo negada pela Justiça em sete dias

Pela terceira vez em menos de uma semana, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu pela validade dos Decretos nº 1.003/2020 e 1.027/2020 editados pelo Governo do Estado. Os textos alteraram as regras de proteção à saúde impostas em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, notadamente quanto ao regramento para funcionamento de hotéis, pousadas e para realização de eventos sociais em Santa Catarina.

Na última terça-feira (29), o desembargador Raulino Jacó Brüning, no âmbito do Pedido de Suspensão de Liminar nº 5047103-74.2020.8.24.0000, havia decidido pela suspensão de decisão anteriormente proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis, nos autos da Ação Civil Pública nº 5090883-92.2020.8.24.0023. Em sua fundamentação, considerou que a decisão suspensa havia interferido indevidamente na competência do Poder Executivo para estabelecer, como autoridade sanitária, as políticas de enfrentamento à pandemia.

Nova decisão do TJSC mantém decretos inalterados – Foto: Maurício Vieira/Secom

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) protocolou recurso de agravo interno na sexta-feira (1º) em que postulava a suspensão da decisão do desembargador Brüning, confrontando os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). No entanto, o pedido foi negado no dia 2 de janeiro, pelo desembargador Alexandre d’Ivanenko. Foi então formulado novo recurso pelo MPSC no próprio dia 2, desta vez de embargos de declaração, insistindo no deferimento de efeito suspensivo contra a decisão do desembargador Brüning. O pedido foi novamente rejeitado no início da noite deste domingo (3) pelo desembargador d’Ivanenko.

Posts relacionados

O vencedor do Super Quinto toma posse no TJSC

Redação

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação