Blog do Prisco
Artigos

A arte de gerir uma empresa

Em meus 30 abis de profissão, vivo me perguntando: as oportunidades são iguais para todos; porque uns têm sucesso e outros não? A culpa é dos impostos, da falta de incentivos, das estradas ruins? Mas, se esse fardo é igual para todos, dentro do mesmo segmento, isso não justifica. O empresário de sucesso quebra barreiras, aproveita as oportunidades; já o malsucedido justifica sua derrota atribuindo a culpa dos outros, menos a si próprio.

Visitando empresas e ouvindo empresários, comecei a entender o porquê disso. De um lado, temos o empresário de sucesso, com informações internas e externas a sua disposição. As internas, geradas por uma equipe qualificada, capaz de oferecer informações rápidas e precisas, de forma detalhada e objetiva, imprescindível para tomada de decisões seguras. E as externas, observando o que está acontecendo no mercado interno e externo, no seu segmento. Informações de clientes e concorrentes, mudanças que possam afetar seu negócio.

Segundo Suntzu, ‘aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece o inimigo, nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas’. Acredito que essa citação de Sun Tzu explica a diferença entre o empresário de sucesso e o malsucedido.

Infelizmente, um grande número de empresas são “geridas” às cegas, sem informações do seu próprio produto e/ou serviço e nenhuma do seu concorrente, sem uma equipe qualificada e focada na necessidade do cliente. Estão, inclusive, sujeitas à fraude interna por falta de controle.

Esse “empresário” na verdade não possui foco; um dia está vendendo um produto e no seguinte já está vendendo outro, procurando identificar o mercado por tentativas. É o indivíduo que se forma numa profissão e quer praticar outra. Isso denota um empresário despreparado, imaturo e instável, fadado ao fracasso em tudo aquilo que faz.

Pense nisso e bons negócios!

Nilton Göedert – Diretor da empresa RG Contadores Associados

Nilton-RG-Contadores