Blog do Prisco
Notícias Últimas

A cobertura das eleições em tempos de pandemia

Em virtude da pandemia da COVID-19 ainda em curso, as Eleições Municipais de 2020 estão sendo organizadas a partir de um rígido protocolo sanitário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com o intuito de evitar a disseminação do novo coronavírus durante o processo eleitoral, em especial, no dia do pleito (15 de novembro, primeiro turno, e 29 de novembro, em caso de segundo turno). A cobertura da imprensa deverá igualmente obedecer tais recomendações.

Assim, no âmbito dos municípios, qualquer procedimento de cobertura que envolva a Justiça Eleitoral deverá ser tratado junto às Zonas Eleitorais responsáveis pelo pleito local. Temos destacado que, por se tratar de Eleições Municipais, juízes eleitorais, promotores eleitorais e chefes de cartório podem se constituir em excelentes fontes para entrevistas e dados. Nesse caso, os contatos devem ser feitos diretamente via Cartório Eleitoral (https://www.tre-sc.jus.br/eleitor/cartorios-eleitorais). 📲

Em se tratando da Sala de Imprensa na Sede do TRE-SC, em Florianópolis, o acesso sofrerá restrições, tendo em vista o tamanho do espaço e a necessidade de não promover aglomerações. Assim, para a cobertura presencial na Sede do Tribunal, só será permitido o credenciamento aos veículos e associações de imprensa sediados em Florianópolis, com repercussão regional. A ASCOM entrará em contato direto com cada um desses veículos.

Contudo, a cobertura não restará prejudicada. Pelo contrário. Ao longo do dia, de hora em hora, já a partir das 7h30, serão promovidas coletivas via plataforma Zoom, com a possibilidade de participação de todos os veículos do estado de Santa Catarina, que poderão realizar perguntas aos entrevistados – os temas e links para inscrição nas coletivas serão encaminhados na semana anterior ao Pleito. Também será possível acompanhar as coletivas pelo Youtube do TRE-SC, sem inscrição prévia, onde ficarão armazenadas para o uso que os veículos desejarem.

Além disso, serão produzidos boletins contendo ocorrências de urnas e crimes eleitorais em horários específicos (8h30, 10h, 11h30, 13h30, 15h30, 16h30), distribuídos através do Whatsapp da imprensa e mídias sociais do TRE-SC. 👩🏽‍💻

É de se ressaltar que, no dia do Pleito, as mídias sociais do TRE-SC consistirão em excelente fonte de informação, uma vez que, tendo em vista a segurança da rede de dados da Justiça Eleitoral no dia da eleição não haverá a possibilidade de comunicação através de email e o site não será atualizado com notícias ao longo do dia.

Oportunamente, informaremos também os telefones que estarão disponíveis para contato na semana e no dia das Eleições. Contudo, não serão concedidas entrevistas através deste canal, reservando-se à plataforma Zoom a interação das fontes com os repórteres.

A Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC agradece a compreensão de todos e coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento através do e-mail imprensa@tre-sc.jus.br. 📧