Blog do Prisco
Coluna do dia

A decisão de Udo

Nos bastidores, crescem as informações dando conta de que o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), deve anunciar a sua decisão nesta semana. O mundo político de Santa Catarina quer saber se ele renuncia ou não à Prefeitura da cidade mais populosa e rica do Estado. Os mesmos bastidores indicam que o empresário tem tudo para permanecer prefeito.

Significa que Udo está com um pé e meio fora da disputa deste ano. É muito complicado para ele renunciar e dar um salto no escuro, sem qualquer garantia de que será o nome do MDB para o governo do Estado. Eduardo Pinho Moreira se movimenta como pré-candidato, assim como Mauro Mariani. Se confirmar que o alcaide continuará em Joinville, sobram estes dois nomes no Manda Brasa. Dário Berger está inelegível.

Udo Döhler seria o nome para mudar a eleição em Santa Catarina. Apesar de ter 75 anos, goza de boa saúde e tem muita energia. Se fizer o sucessor em Joinville (2020), dependendo do contexto, ele pode entrar no jogo estadual no pleito de 2022.

A decisão é aguarada com muita expectativa. Sem Udo no páreo, dá pra dizer que praticamente vão para as calendas da história as chances de PSD e MDB renovarem a aliança governista para a eleição deste ano.

 

Afronta

O Ministério Público Federal (MPF) produziu parecer onde se manifesta contrário ao uso de debêntures da Invesc (Santa Catarina Participação e Investimentos) para o pagamento de dívidas de ICMS. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assinou o documento esta semana, garantiu que a lei catarinense que permitiu essa operação afronta a Constituição Federal.

 

Rombo

Dodge atendeu aos argumentos apresentados pelo Estado de Santa Catarina na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) Nº 5882, elaborada pela Procuradoria Geral do Estado.A norma, que poderia causar um prejuízo de R$ 6,2 bilhões aos cofres públicos catarinenses, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e vetada pelo então governador Raimundo Colombo. O veto, porém, foi derrubado posteriormente pelos deputados. É mais uma séria ameaça ao já combalido cofre estadual.

 

Em Jaraguá

A senadora Ana Amélia Lemos estará nesta segunda em Jaraguá do Sul. A presença da parlamentar na cidade foi articulada pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Dieter Janssen. Ambos são filiados ao PP. Ana Amélia fará relato de seus trabalhos no Congresso Nacional e conversará com correligionários do partido na região.

 

Prestigiado

O empresário Roberto Amaral demonstrou prestígio dentro do partido e em sua base política, Lages. Organizou encontro, sexta à noite, que reuniu quase que a totalidade da cúpula tucana catarinense. Além de lideranças importantes da região. Amaral é pré-candidato a deputado estadual. Na oportunidade, o senador Paulo Bauer, reafirmou o projeto do partido, de encabeçar chapa no pleito majoritário que se aproxima.

 

Apoio

Ex-deputado de seis mandatos, figura conhecidíssima e respeitada na política catarinense, Ivan Ranzolin prestigiou a palestra do senador e pré-candidato a Presidência da República, Alvaro Dias, em Florianópolis, sexta-feira. E declarou apoio ao projeto do líder nacional do Podemos. O vídeo que o catarinense gravou no CentroSul, logo depois da palestra de Dias, teve grande repercussão na internet durante o fim de semana.