Blog do Prisco
Notícias Últimas

A Globo não perde a mania de manipular o eleitor

É impressionante. A Rede Globo de Televisão não perde o cacoete de querer interferir e manipular o processo eleitoral no Brasil. Recentemente, o grupo de comunicação abriu espaço, na Globo News, para os cinco principais candidatos, que foram entrevistados. Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Alvaro Dias e Marina Silva foram sabatinados por jornalistas da emissora.

Exclusão

Desde ontem, a Globo resolveu abrir espaço para os presidenciáveis no Jornal Nacional. Muito bem. Só que excluíram sumariamente o paranaense Alvaro Dias. É nítida a intenção da emissora de cristianizar Dias para tentar fomentar o projeto de Geraldo Alckmin, que patina desde sempre em menos de um dígito das intenções de voto. A Globo deixa claro que pretende ver Alckmin no segundo turno, com a turma do centrão a tiracolo e tudo. Logo a Globo que faz o discurso da moralidade na vida pública e vive batendo na corrupção, parece agora fechada com Alckmin e os deputados fisiológicos dos partidos que negociam até a alma no Congresso Nacional. Uma vergonha.

Segundo turno

A falta de postura da Globo para ajudar Alckmin é mais um sinal de que o tucano está seriamente ameaçado de não carimbar o passaporte para uma das duas vagas ao segundo turno da eleição presidencial. Hoje, são sombras para Alckmin: Jair Bolsoanro, Marina Silva, Ciro Gomes e até mesmo uma eventual candidatura do PT pela capacidade de transferência de votos de Lula da Silva. Embora tenha cada vez menos influência, a Rede Globo não perde o cacoete de querer manipular o eleitor brasileiro.

Memória

Em 1987, quando Alvaro Dias assumiu o governo do Paraná – ainda na primeira metade do mandato -, o falecido Roberto Marinho chamou o paranaense e deixou muito claro que a empresa de comunicação gostaria de apostar todas as fichas nele para ser o primeiro presidente da República eleito pelo voto direito depois de regime de 1964. As eleições foram em 1989. Dias ponderou a Marinho que estava ainda no começo do mandato, etc e tal e não topou. Na sequência, a Rede Globo revelou ao Brasil um caçador de Marajás de Alagoas.