Blog do Prisco
Coluna do dia

A hora da verdade para os Estados

A pauta política da semana converge para a reunião de hoje, em Brasília, dos governadores com o presidente interino. A decretação de estado de calamidade no Rio de Janeiro pode contribuir para que a União pratique o gesto em relação às reivindicações dos Estados, direcionadas para a renegociação das dívidas.

Considerando as Olimpíadas, em agosto, os colegas de Francisco Dornelles até podem concordar com a transferência de R$ 3 bilhões para amenizar a crise carioca, mas não vão abrir mão de um encaminhamento concreto acerca das dívidas do Estado junto ao governo federal, na linha de dois anos de carência.

Raimundo Colombo terá uma participação estratégica no encontro convocado por Michel Temer, até porque a Tese de Santa Catarina é que desencadeou a mobilização dos Estados por uma moratória de 24 meses. Vale lembrar que se a situação da União é periclitante, é fácil imaginar a realidade de Estados e Municípios.

 

Ninho dos tucanos

Os senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, e os deputados estaduais Leonel Pavan e Marco Vieira passaram o fim de semana na estrada em contato com os pré-candidatos tucanos. A rotina de encontros se iniciou na sexta-feira por São Joaquim e na sequência Lages. No dia seguinte, os encontros em Campos Novos, Videira e Curitibanos.

Chamada de mão invertida, o projeto do PSDB estadual leva as lideranças até o encontro dos filiados. O partido terá entre 120 a 150 candidatos a prefeito. E a expectativa é eleger 500 vereadores.

 

Educação prioritária

O novo ministro da Educação, Mendonça Filho, participou da 32ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). O reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, participou do encontro e das agendas na Capital federal. Mendonça Filho destacou a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento da educação superior no Brasil.

Salésio Herdt, coordenando a missão da Acafe, esteve com o Fórum Parlamentar Catarinense. Em todos os encontros debateu o papel das universidades comunitárias e a educação superior brasileira.

Para o presidente da Acafe, “o encontro das universidades comunitárias ajuda na demonstração do papel fundamental destas instituições no contexto da educação superior do país”. Em Santa Catarina, as comunitárias são responsáveis por 70% das matrículas universitárias.

 

Destaque

A nova edição do programa Histórias da Indústria, da Fiesc, conta a trajetória de Ruy Hülse. Filho de Heriberto Hülse, o criciumense é engenheiro de minas. Foi deputado estadual e prefeito e Criciúma. Atualmente, é o presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão de Santa Catarina. Homenagem justa e merecida a esse destaco catarinense.

 

Emplacada

Um programa importante, reconhecido e agora premiado. O Projeto Gestão Transparente da Prefeitura de Blumenau conquistou o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Esag/Udesc. A cerimônia aconteceu em Florianópolis. A cidade conquistou o primeiro lugar na categoria “Qualidade da Gestão Pública” em Santa Catarina.

O prêmio visa identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão, entendidas como um conjunto de ações e procedimentos que consolidam avanços na realização do interesse público, implementado em órgãos públicos e em organizações da sociedade civil em Santa Catarina.

 

Ribalta

Vinicius Lummertz da Silva é uma dos quadros mais qualificados e gabaritados de Santa Catarina das últimas cinco décadas. Depois de Alcides Abreu e Salomão Ribas Júnior, hoje temos Antonio Gavazzoni e Vinicius Lummertz.

Cotado para o Ministério do Turismo, Vinicius emplaca novamente na presidência da Embratur, na pior das hipóteses. Ligado ao deputado federal Mauro Mariani, ele é um nome para o futuro.