Blog do Prisco
Destaques

A prestigiada posse de Mussi

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira prestigiaram a cerimônia de posse do catarinense Jorge Mussi como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira, 24, em Brasília. No mesmo ato, foram empossados Napoleão Nunes Maia Filho como corregedor-geral da Justiça Eleitoral e Luis Felipe Salomão como ministro substituto, sucedendo Jorge Mussi no cargo destinado aos magistrados do STJ.

“É uma grande conquista para Santa Catarina. Trata-se de uma autoridade jurídica reconhecida no país e que chega à mais alta corte da Justiça eleitoral brasileira. Um catarinense ilustre, que muito honra o Estado e que com certeza vai dar uma grande contribuição para o sistema nacional”, afirmou Colombo.

“O ministro Jorge Mussi é um catarinense emérito, um homem que tem uma vida pública, profissional e pessoal exemplar. Atingir o ápice da carreira é importante para ele próprio, mas principalmente para Santa Catarina, que é representada com muita dignidade”, acrescentou Pinho Moreira.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, coordenou a cerimônia enaltecendo a trajetória dos novos membros da corte. 


Foto: Claudio Thomas / Secom

O catarinense Jorge Mussi assume o lugar do ministro Herman Benjamin, que retornará ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Natural de Florianópolis, onde nasceu em 1952, o ministro Jorge Mussi formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1976. É professor convidado permanente da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados de Santa Catarina (ESA/OAB-SC) desde 1994.

Foi desembargador do Tribunal de Justiça catarinense de 1994 a 2007, ocupando a presidência entre 2004 e 2006. Tomou posse como ministro do STJ em dezembro de 2007. Foi corregedor-geral da Justiça Federal de abril a outubro deste ano.

Em sua trajetória na magistratura, acumulou ampla experiência na Justiça Eleitoral. Foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina de 1988 a 1989, e juiz efetivo do TRE-SC de 1989 a 1991. Também foi presidente daquele tribunal regional de 2003 a 2004.

Napoleão Nunes Maia Filho – É natural de Limoeiro do Norte (CE), onde nasceu em 1945. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1971, onde também conquistou o grau de mestre em Direito Público em 1981. Ingressou na magistratura como juiz federal, passando a desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região antes de ser empossado no STJ em 2007.

Luis Felipe Salomão – O novo ministro substituto do TSE nasceu em Salvador (BA) em 1963. Graduou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também fez pós-graduação em Direito Comercial. Advogou no Rio de Janeiro antes de assumir o cargo de promotor de Justiça em São Paulo, passando em seguida para a magistratura fluminense. Foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Tomou posse no STJ em 2008.

O secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; e o secretário de estado da Saúde, Vicente Caropreso, entre outras autoridades e lideranças públicas de Santa Catarina, também acompanharam a cerimônia de posse no TSE.

Foto de capa> Júlio Cavalheiro, Secom

Posts relacionados

Amin anuncia que já tem as 27 assinaturas para instalação da CPI da ‘Vaza Toga’

Redação

As declarações de Raimundo Colombo sobre as eleições de 2026

Redação

Racha nas fileiras do PSD-SC

Redação