Blog do Prisco
Manchete

A volta precipitada ao trabalho e os riscos de uma tragédia

Conforme o blog já registrou na sexta-feira (https://www.blogdoprisco.com.br/decisao-do-governo-de-sc-gera-controversia/), a partir do comentário do titular, no SBT Meio Dia, cresce o sentimento, tornando-se praticamente uma certeza, de que Moisés da Silva se precipitou ao anunciar a volta gradual da vida laboral e social em Santa Catarina. O sábado foi de avaliações e reavaliações.

Quando também surgiram apreciações e informações mais precisas, inclusive nacionalmente (Link abaixo) sobre a situação catarinense. Grosso modo, para reabrir o estado ao trabalho e ao convívio das pessoas, precisaria haver testes para o Covid-19 em massa. Avaliar cada região, se não há bolsões, etc, pois o vírus oscila de uma cidade para outra.

Na verdade, o governador cedeu às pressões, depois de ter largado na frente, em um movimento absolutamente correto, e anunciou o retorno gradual das atividades. Pode ser um erro gravíssimo, pois o  pico da contaminação deve ocorrer em abril, conforme o Ministério da Saúde. Ou seja, pode estar se formando uma situação de extremo risco. Se a abertura vier mesmo esta semana e ali diante começarmos a contar muitos mortos em Santa Catarina, o governador ficará deveras encrencado.

De forma acertada e rápida, o prefeito Gean Loureiro deixou muito claro que não vai entrar na de Moisés da Silva. Encaminhamento correto e corajoso do prefeito. É compreensível que muitas pessoas queiram voltar a trabalhar. Com base na decisão de Gean, o comércio só voltará a funcionar no dia 9 de abril, quinta-feira. No dia 10, sexta, será feriado que antecede o domingo de Páscoa. Ou seja, os comerciantes, restaurantes, bares, enfim, só terão dois dias para as vendas da Páscoa. O prejuízo será terrível, mas a hora é de escolhas e a escolha principal é manter a saúde da população.

O Blog, do alto do seu limitado alcance, conclama: Moisés da Silva e demais autoridades que estão na linha de frente desta batalha. O momento é de reflexão e de rever a posição anunciada na quinta-feira passada!

Segue o link com a avaliação de um especialista sobre o risco de retomada do trabalho  em Santa Catarina  a esta altura do campeonato. O texto foi publicado no Portal do Estado de S. Paulo: https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/escolhas-intertemporais-a-covid-19-e-a-decisao-de-santa-catarina/?utm_source=estadao%3Afacebook&utm_medium=link