Blog do Prisco
Coluna do dia

Abalo sísmico

Abalo sísmico

A prisão de 11 pessoas e o cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão ontem de manhã, em Santa Catarina e São Paulo, gerou um verdadeiro terremoto nos bastidores da política catarinense.

Como a Polícia Federal não divulga nomes, nem dos detidos preventiva ou temporariamente, ocorreu um verdadeiro tsunami de especulações, fofocas e fake News.

O fato é que ex-secretários de estado, empresários e agentes públicos foram alvo do trabalho dos policiais e também de agentes da Receita Federal. Advogados também estão no epicentro do trabalho policial.

Batizada de Alcatraz (que foi uma famosa prisão em uma ilha no Litoral da Califórnia, EUA, próximo a São Francisco), a operação foi originada em investigações que se iniciaram em 2017 para averiguar fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Segundo a PF, foram detectados crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Pivô

As investigações começaram mirando empresários responsáveis por prestação de serviço de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia para o Poder Público.

Abalo

Ainda é muito cedo para avaliar abalizadamente os reflexos políticos da operação. Um dos mandados foi cumprido na residência do presidente da Assembleia, Júlio Garcia, um dos políticos mais articulados e experientes de Santa Catarina.  Ele não compareceu ao Legislativo ontem. Seus advogados e assessores buscam informações sobre a operação para que ele se manifeste.

Lacuna

É compreensível que a PF não divulgue nomes nem dê muitos detalhes sobre suas operações, mas o outro lado da moeda é perverso. Dá margem a todo tipo de especulação e informações falsas. Ainda mais na era da rede social!

Em alta

O PSB nacional ofereceu ao Deputado Estadual Laércio Schuster o comando da sigla em Santa Catarina. Houve uma conversa prévia esta semana e está agendada reunião com a Executiva Nacional para a semana que vem, em data ainda a ser definida.

Articulado

O PSB Nacional vê em Laércio potencial para trazer harmonia ao partido no Estado, uma vez que o Deputado tem trânsito tanto no grupo que fica quanto no grupo que está deixando o PSB. Laércio é tido como bom articulador, tem o respeito de ambos os grupos e pode, inclusive, estancar a debandada de lideranças pessebistas.

Contraponto

No Sul, muitas conversas em torno da possibilidade de o deputado federal Daniel Freitas (PSL) candidatar-se à Prefeitura de Criciúma numa composição com o DEM.

Presidente estadual do Democratas, João Paulo Kleinübing, e o presidente do diretório criciumense, estiveram com Freitas em Brasília.

Alternativa

As projeções avançam no sentido de se criar uma alternativa que tenha chances de destronar o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), uma missão espinhosa.

Tribunal Eleitoral

O Desembargador Jaime Ramos toma posse no cargo de Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral no dia 5 de junho de 2019, quarta-feira, às 18h, na sala de Sessões do TRE.

Assistência Social

A liberação de um investimento de R$ 11 milhões foi anunciada pela secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, na reunião plenária da Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina, em Florianópolis.