Blog do Prisco
Notícias Últimas

Abertas as inscrições para 1º Seminário de Mulheres da Região Norte de Santa Catarina

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Mulheres da Região Norte de Santa Catarina. O evento, que vai acontecer no dia 28 de março (quinta-feira), é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em conjunto com a Unidade de Proteção Social Básica (UPS) da Secretaria de Assistência Social (SAS) e com a Prefeitura de Joinville. O seminário tem o objetivo de integrar conselhos de mulheres, instituições e demais setores da sociedade civil, com a finalidade de promover o diálogo, efetivar ações, fortalecer políticas públicas e reconhecer atividades em prol do enfrentamento da violência contra a mulher. 

As cidades participantes são as que compõem a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul vão unir forças na assinatura do Pacto Estadual Maria da Penha. “Joinville dá o incentivo para que outras cidades menores da região também discutam e criem seus conselhos municipais e políticas públicas para as mulheres, pois também apresentam números significativos de violência contra a mulher”, explica a coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres da UPS, Ana Aparecida Pereira, que também destaca a importância do evento como a instrumentalização dos participantes nas frentes pelos direitos da mulher. 

Um dos objetivos do evento também é dar início à implantação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher. “Vamos unir diversos órgãos e frentes de defesa dos direitos da mulher, pois não se trata apenas de política social, mas de algo transversal, que atinge a família, a saúde, o trabalho, e vamos apoiar a mulher para se restabelecer nestes ambientes”, destaca Ana. 

Para isso, o seminário organiza uma palestra com a conselheira Sheila Regina Sabag Kostin, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), sobre “Desafios da rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, e a palestra magna sobre “Violência sexual contra meninas e mulheres no Brasil”, com a médica legista e sexóloga criminal de São Paulo, Mariana da Silva Ferreira. Também haverá uma mesa redonda com os participantes. 

O evento tem o apoio da Polícia Militar, Amunesc e Polícia Civil, que compreende a Delegacia da Mulher. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico até 26 de março no site da Prefeitura de Joinville ou se inscrever no dia do evento, a partir das 18h, diretamente no local. O seminário é de participação gratuita e vai acontecer no Teatro Juarez Machado, na avenida José Vieira, 315, no bairro América, com o limite de 500 vagas.