Blog do Prisco
Manchete

Entidades hospitalares lançam campanha diga não ao veto

As entidades hospitalares Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), estão conversando com cada parlamentar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para demonstrar a importância de derrubar veto do Governador Carlos Moisés, referente a inclusão no orçamento de 2019,  de cerca de R$ 180 milhões de reais para custear a rede de hospitais filantrópicos, que vive umas das mais graves crises financeiras da história. A matéria está em tramitação na Alesc o relator é o deputado Milton Hobus.

A proposta apresentada pelas entidades e acolhida pelo deputado estadual José Milton Scheffer, é de dividir o estado em 20 microrregiões (conforme mapa em anexo) e garantir recursos para todo estado de Santa Catarina. Como a população do estado é estimada em 7 milhões de habitantes cada microrregião terá um percentual de acordo com a quantidade de habitantes. Neste contexto, o valor aproximado para cada hospital será de acordo com a produção hospitalar, conforme dados do ministério da Saúde.

“Precisamos sensibilizar nossos parlamentares para o grave momento vivido pelos hospitais, sem estes novos recursos, a previsão é de que ocorram até fechamentos de unidades pelo estado, penalizando quem mais precisa”, destacam, Altamiro Bittencourt, presidente AHESC, Tércio Kasten, presidente FEHOESC e Hilário Dalmann, presidente da FEHOSC.