Blog do Prisco
Destaques

Abiva apoia consulta pública da SEF/SC para melhorias na gestão tributária no Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda de SC (SEF/SC) lançou na última semana uma consulta pública pela internet para receber sugestões de contribuintes para simplificar as obrigações tributárias acessórias ligadas ao ICMS no Estado, com objetivo de reduzir a burocracia. O formulário está aberto até 5 de fevereiro no site da SEF/SC. A iniciativa recebeu apoio da Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (Abiva), entidade com sede em Itajaí, presidida pela empresária Maria Claudia Hoepers.

A consulta pública faz parte das ações do grupo de trabalho sobre Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs) criado pela SEF/SC e composto por 13 entidades, coordenado por Hoepers, que também representa o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC). “O governo está dando abertura para ouvir a iniciativa privada, o que é muito positivo”, considera.

As sugestões podem ser encaminhadas por qualquer pessoa física ou jurídica sobre oito temas: Nota Fiscal Eletrônica (NFe); Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e livros fiscais não digitais; Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe) e Programa Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF); Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e Manifesto Eletrônico de Documento Fiscais (MDFe); Obrigações acessórias relacionadas ao Tratamento Tributário Diferenciado (TTD); Cadastro Tributário; Simples Nacional; e Comércio Eletrônico.

Segundo Hoepers, a Abiva reforçou o pedido de participação dos associados da entidade e demais empresários catarinenses para darem sugestões na consulta pública, no sentido de melhorar o ambiente de negócios em SC.

foto>divulgação

Posts relacionados

Facisc defende aumento do ICMS para importações para maior proteção às empresas catarinenses

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação

Deputado Camilo Martins declara apoio ao “Breque dos APPs” e destina Emendas para construção de Pontos de Descanso para Motoboys na Grande Florianópolis

Redação