Blog do Prisco
Destaques

Academias têm apoio da Assembleia para voltar a funcionar

O retorno das atividades de academias ganhou força, nesta quarta-feira, com a aprovação na Assembleia Legislativa de projeto de lei apresentado pelo deputado Fernando Krelling (MDB), que reconhece a prática de exercícios físicos como essencial à saúde da população. O projeto passou nas comissões técnicas e e também em plenário, mas o enquadramento que permite a reabertura dos estabelecimentos vai depender do aval do executivo, já que o governdor Carlos Moisés precisa sancionar a lei.

Antes da votação da matéria, em audiência da Comissão de Defesa Civil com os secretários de estado dessa área, João Batista Cordeiro, e com o da Saúde, Helton Zeferino, este deu alento de uma flexibilização para o funcionamento do segmento que ocupa cerca de 25 mil trabalhadores em Santa Catarina. Zeferino admitiu a Fernando Krelling que o parlamentar tem sensibilizado o governo, junto com representantes de academias para a importância da atividade física na vida saudável das pessoas, e que isso já está em pauta: “Há uma proposta em análise e em breve teremos uma posição”.
O deputado apresentou o projeto que classifica a atividade física como atividade essencial no final de março. A tramitação pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças foi acelerada. O texto recebeu um substitutivo global, mas a essência da proposta foi mantida. “As academias são muito importantes para o bem estar das pessoas, por serem locais adequados à prática orientada de atividades físicas”, justifica Krelling. “Há plena conscientização de que todos os cuidados com a higiene e o distanciamentos de usuários se fazem necessário para evitar a propagação do Covid-19”, assegura o parlamentar, atento à saúde pública e à pandemia do coronavírus.