Blog do Prisco
Notícias

ACIF e ACATE avançam nas ações em busca de mercados internacionais

Importância das parcerias para a internacionalização e competitividade das empresas foi abordada em evento de lançamento de escritório de representação conjunta das entidades em Boston

Internacionalizar uma empresa é como começar um novo negócio, em uma página em branco, ensina o pesquisador e líder global em inovação Hitendra Patel. Ao lado de Ronald Jonash, do Centro IXL, ele falou sobre a expectativa e a importância de construir parcerias comerciais durante a inauguração de escritório de representação conjunta da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) em Boston.

Os especialistas destacaram que construir pontes de conhecimento, negócios, interação e convivência é fundamental para se manter competitivo. Nesse cenário, a inovação é peça chave para que os empreendimentos possam ser rápidos, baratos, mas ao mesmo tempo sustentáveis e consistentes.

Com a inauguração do escritório nos Estados Unidos, ACIF e Acate deram mais um passo para aproximar as empresas de Florianópolis dos mercados internacionais. O presidente da ACIF, Luciano Pinheiro, destacou que esta não é uma ação de uma missão pontual, mas um constante trabalho de atração, aproximação e apresentação da capital catarinense. “Para que pudéssemos estar aqui e consolidar esse projeto foi necessário que vários presidentes, ao longo do tempo, criassem as condições para isso, foi preciso muito investimento”, afirmou. 

Também foi apresentado o Floripa Business Hub, um escritório correspondente ao americano que vai funcionar em Florianópolis, na sede da ACIF. “Todo o conceito está nessa ideia de conexão, integração. Buscamos nos posicionar como um hub que atrai para Florianópolis empresas que queiram investir e se instalar na cidade . Temos uma dezena de indicadores que apontam que temos um bom lugar para empreender. Mas, como cidade pequena em relação a outros grandes centros mundiais, temos ainda muito a fazer, trazer um escritório para Boston é um primeiro passo para mostrar o que temos de oportunidade para que outras empresas possam buscar em Florianópolis um lugar para empreender”, explicou o presidente da ACIF.

Presidente da Acate, Daniel Leipnitz acrescentou que a inauguração do escritório faz parte do programa ACATE International, que tem como objetivo fomentar a internacionalização das empresas catarinenses de tecnologia e inovação. “Esses projetos são resultados de um sonho, que vem sendo trabalhado há muitos anos. Muitas vezes pensamos em desistir devido às dificuldades, por não ter braço para levar, mas hoje isso se tornou realidade e estamos com esse grupo muito representativo para lançar esses dois projetos, marcantes para o nosso ecossistema”, disse.

Participam ainda da missão nos Estados Unidos Klaus Raupp, relações institucionais da ACIF e da Acate nos Estados Unidos, o superintendente da Fundação Certi, José Eduardo Fiates, o representante da FIESC, Luiz Gonzaga Coelho, o presidente da CDL, Lidomar Bison, o presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sérgio Gargioni, o secretário de Turismo, Tecnologia de Desenvolvimento  Econômico de Florianópolis,  Juliano Pires e Giovani Bernardo, diretor de Inovação da Prefeitura de Tubarão.