Blog do Prisco
Notícias Últimas

OCESC discute mudanças no Plano Agrícola

Representantes da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) estão participando de Grupo Técnico formado pelo Sistema OCB para discussão do Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019. O objetivo principal é o apontamento e justificativa de alterações no crédito rural, com foco em 17 prioridades de grande relevância para a continuidade dos negócios das cooperativas, antes do lançamento do Plano pelo Governo Federal. A última reunião do Grupo, formado por representantes da OCB, das unidades estaduais e de cooperativas do ramo, aconteceu em Curitiba no dia 12 de março.

A intenção do Grupo Técnico é entregar a proposta ao Governo ainda no final deste mês ou início do mês de Abril, para que todos os agricultores se programem para fazer as suas lavouras com a melhor janela de plantio. Por determinação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), neste ano as reuniões foram acompanhadas pelo Diretor de Crédito Rural, Vilson Vaz, que atua como elo entre o sistema cooperativo e o Governo Federal.

As reivindicações do Sistema tem o intuito de garantir crédito na medida certa e com juros compatíveis para impulsionar o agronegócio, possibilitando produção com qualidade e competitividade. O forte desempenho do agronegócio brasileiro tem sido fundamental para a economia nacional. Participando com 23,5% do PIB e 1/3 dos empregos no país, tem papel de destaque no comércio internacional, tendo respondido em 2017 por 44,1% das exportações. Sem esse volume a balança comercial seria negativa em US$ 29 bilhões.

O Agronegócio foi o setor com melhor desempenho, se destacando com crescimento de 13%. A indústria ficou estagnada e os serviços tiveram recuperação moderada de 0,3%. O PIB cresceu apenas 1% em relação a 2016. Em um segmento tão expressivo, o crédito rural representa um dos insumos mais importante para o seu desenvolvimento, que necessita de recursos para destinar aos investimentos custeios e comercialização.Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC, com informações da área técnica

A intenção do Grupo Técnico é entregar a proposta ao Governo ainda no final deste mês ou início do mês de abril, para que todos os agricultores se programem para fazer as suas lavouras com a melhor janela de plantio – foto>divulgação