Blog do Prisco
Destaques

ACIJ inova e investe 700 mil em energia fotovoltaica

A Associação Empresarial de Joinville (Acij) deu início à instalação dos painéis de energia solar fotovoltaica. O investimento na sede da entidade é de R$ 430.704,98, com conclusão neste mês e inauguração prevista para agosto. Para executar o projeto com 428 módulos, foram analisados aspectos como a alta radiação e o número de horas e dias de sol na cidade.

“Esse investimento é um ganho para o meio ambiente porque se utiliza de uma energia limpa como a captação da luz do sol, vai reduzir o custo da fatura elétrica e também se diferencia pela tecnologia e inovação. É a eletricidade eficiente do futuro”, destaca o presidente da Acij, João Joaquim Martinelli. Em até cinco anos a entidade prevê o retorno do valor investido; as placas são fabricadas pela WEG.

Depois das obras findadas na Acij, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) também receberá a cobertura com os 280 painéis. Na corporação serão investidos R$ 266.586,02, com doação realizada pela Acij. A previsão do retorno é de três anos.

As placas captam a energia gerada pelo sol, podendo ser convertida em aquecimento ou eletricidade – chamada de fotovoltaica. Depois, passam pelo equipamento inversor que prepara para o consumo. Caso a produção seja acima da média, a energia não usada é enviada para a rede pública e há um acúmulo de crédito para os dias nublados.

Fotos: Ana Keller/ACIJ