Blog do Prisco
Coluna do dia

Época de especulações

Época de especulações

Surfando em números favoráveis na Segurança Pública, o comandante-geral da Polícia Militar, Araújo Gomes, que também responde pela coordenação do Colegiado Superior de Segurança do estado, está à frente de um marco histórico para o setor: a aquisição de câmeras de uso pessoal, que estarão acopladas aos agentes do policiamento ostensivo, que é o pessoal da ponta, aquele que faz o serviço pesado e fica cara a cara com os bandidos.

Araújo Gomes acredita que haverá mudanças muito significativas, a começar pelos cidadãos que forem abordados. Atualmente, o policial envolvido na ocorrência chega ao Judiciário como testemunha dos fatos. Agora, ele passará a ser um perito de prova judicial. A diferença é abissal. Ao fim e ao cabo, aquele jogo de versões, sobretudo de mentiras contadas por marginais, distorcendo a verdade, tende a diminuir muito, pois toda a ação estará gravada.

Nessa toada, crescem as especulações sobre o futuro do comandante da PMSC. Ele seria o nome preferencial de Moisés da Silva para disputar a sucessão de Gean Loureiro na Capital. O clima profissional colabora, mas é aconselhável ter cautela neste contexto.

Vice

Também se ventila o nome do vereador Pedrão de vice de Araújo Gomes. Isso se o PP vier a compor com o PSL ou se Pedrão buscar novo endereço partidário caso o deputado João Amin entre na corrida eleitoral em Florianópolis. Ele que já foi vice-prefeito, elegendo-se na chapa liderada por Cesar Souza Junior.

Posse

O ex-vereador da Capital, Tiago Silva (ele renunciou ao mandato) assume a direção do Procon estadual nesta terça-feira, 23, às 10h. O ex-parlamentar também já se desfiliou do MDB, seguindo o exemplo dos secretários Leandro Lima (Sistema Prisional) e Paulo Eli (Fazenda). Os três deram baixa formal das fileiras emedebistas para compor o governo de Moisés da Silva.

Sem mandato

Ao colunista, Silva garantiu que não disputará mandato eletivo no pleito municipal do ano que vem. Nem em Florianópolis, nem em São José (conforme chegou a se cogitar nos bastidores). Ele também não se filiará a partido político, posição que contraria as informações de que assinaria ficha no PSL, partido do governador.

Consumidor

A meta de Tiago Silva, segundo ele mesmo, é dar amplitude ao Procon catarinense. A instituição só existe em 90 dos 295 municípios. Ou seja, está ausente em 205 cidades. O ex-vereador deu essa guinada, aceitando o convite de Moisés da Silva, depois de receber vários apelos no sentido de assumir o desafio junto ao Procon.

Injeção

O anúncio da liberação de R$ 216,6 milhões por parte do governo do Estado para pagamento da primeira parcela do 13º salário animou o comércio catarinense. A expectativa da Federação das CDLs de Santa Catarina é que esta injeção de recursos ofereça um alento à economia neste período.

FRASE

“Esta é uma contribuição que dará um alento, seja para movimentação de compras ou pagamento de contas no varejo. Embora a situação econômica ainda esteja aquém do esperado, certamente essa injeção é uma excelente notícia que beneficiará não apenas o comércio, mas todo o setor produtivo.” Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Posts relacionados

O Dia ED

Autor

Temer não vem

Autor

Judiciário de SC

Autor