Blog do Prisco
Destaques

ACIJ lamenta avanço da PEC da Transição no Congresso Nacional

A ACIJ – Associação Empresarial de Joinville acompanha com atenção e preocupação as notícias do período de transição em Brasília, especialmente em relação ao aumento de gastos, ao descontrole fiscal e a nomeações com perfil político e não técnico.

Como representante de 1.700 empresas associadas que geram cerca de 70% dos empregos da terceira maior economia da região Sul do Brasil, a ACIJ lamenta a forma como a chamada PEC da Transição está tramitando no Congresso Nacional, com pressa e falta de diálogo com a sociedade.

O que mais preocupa a ACIJ neste movimento é o volume além do teto de gastos, um grande risco fiscal. Em nosso centenário, quase 12 anos atrás, lideramos o Movimento Brasil Eficiente, que alertava para a necessidade do enxugamento da máquina estatal e para a importância da eficiência nos gastos públicos e na gestão fiscal.

Temos repetido de forma insistente que o gasto de hoje representa o aumento de tributo de amanhã. E a sociedade e o setor produtivo não conseguem mais absorver esta conta que corrói o poder de consumo da população e dificulta ainda mais a competitividade da nossa economia.

Confiamos que as instituições de controle cumpram suas atribuições, fiscalizando ações e responsáveis por desvios das normas jurídicas e dos sistemas de governança.

É preciso que os integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário atuem para preservação da estabilidade das regras fiscais e para evitar retrocessos populistas e fisiologistas – que acabam resultando em descontrole de contas públicas, inflação e um ciclo vicioso que consequências que impactam de forma negativa a vida do cidadão.

foto>Fábio Rodrigues Pozzebom, Ag. Brasil