Blog do Prisco
Manchete

ACIs não reconhecem legitimidade na eleição da FACISC

As Associações Empresariais que integram ou apoiam a chapa FACISC Pode Mais consideram que a assembleia de sexta-feira, 18 de setembro, não marca o fim do processo eleitoral – muito antes pelo contrário. A começar pela ausência da livre democracia em uma Assembleia, onde a palavra foi restrita desde o início e não foi oportunizado o livre exercício dos direitos associativos. Foi como entrar em um auditório com a mordaça, de maneira intimidatória aos presidentes associados.

Levantou-se a suspeição sobre a conduta do atual presidente e do Comitê Eleitoral, que tinha entre seus participantes membros da chapa patrocinada pela gestão residente. Outro ponto controverso foi a aferição de quórum, não informado, assim como o sistema eletrônico de votação, controlado pela situação e sem qualquer transparência e governança. Além do questionável método de votação e de controle, o registro de 25% de abstenção revela a baixa representatividade de uma eleição em que se impôs a chapa única.

O destino de nossa Federação prosseguirá nas mãos das associadas – o que ocorrerá na próxima assembleia geral, marcada para o dia 16 de outubro. Nesta oportunidade, debateremos aspectos que consideramos essenciais – a falta de legalidade e de legitimidade na candidatura do Sr. Sergio Alves à presidência, além de muitas questões que tratamos ao longo do processo eleitoral e que permaneceram sem respostas.

Enfrentamos um processo ilegítimo, truculento e que desrespeitou o Estatuto da entidade, mas persistimos na ideia de que a solução para uma nova FACISC, democrática, representativa, com transparência e governança está sob os auspícios das próprias ACIs.

Vamos prosseguir debatendo ideias, construindo propostas e reforçando o espírito do voluntariado que nos norteia.

 

Santa Catarina, 18 de setembro de 2020.

Chapa FACISC Pode Mais