Blog do Prisco
Manchete

ACM coordena ação para criar Centro de Atendimento Covid-19

Iniciativa é fruto da força-tarefa entre a Associação Catarinense de Medicina e a Federação das Indústrias (FIESC), desde o início da pandemia, que agora integra diversas outras entidades no movimento ALIANÇA PELA VIDA

Um Centro de Triagem de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 vem sendo planejado para ser estruturado na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), na SC-401, em Florianópolis. Junto a entidades parceiras, a ACM está buscando os recursos para viabilizar o espaço, que vai atender os casos com baixa complexidade, antes da necessidade de internação em leito de UTI. Todos os cuidados estão sendo tomados para garantir a segurança do paciente, o que inclui a busca por equipe médica especializada e demais profissionais da saúde, a aquisição de equipamentos e insumos necessários, estoque de oxigênio, entre diversos outros investimentos essenciais.

A iniciativa reúne a ACM e a Federação das Indústrias (FIESC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), CDL de Florianópolis, Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Sinduscon da Grande Florianópolis e Movimento Floripa Sustentável, diante do agravamento da pandemia e colapso da rede de saúde na região. A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado estão apoiando a iniciativa, de forma a disponibilizar mecanismos para auxiliar na concretização da proposta.

O foco neste momento é na busca de doações junto às empresas, tendo em vista o investimento necessário para a criação e o funcionamento do Centro de Triagem. Além disso, as entidades trabalham para obter as garantias dos instrumentos jurídicos e as autorizações legais, a disponibilidade de equipamentos e de recursos humanos.