Blog do Prisco
Destaques

Trabalhar é preciso… com humanidade e solidariedade

Na noite de ontem (09) o Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual (Sincofaz) reuniu seus filiados (de forma virtual, como manda o decreto governamental e demanda o bom senso!) para falar sobre as ações da Fazenda Estadual a longo prazo, conversar e propor alternativas futuras para a carreira dos contadores da Fazenda Estadual, que são especialistas em finanças públicas, e, como não poderia ser diferente, falar sobre a atual situação do Estado e dos catarinenses, que enfrentam momentos difíceis neste início de Março. Já são mais de oito mil vidas perdidas para a Covid-19 em Santa Catarina, e o sistema de saúde se desdobra para dar conta da demanda que cresce.

Na abertura da reunião, os 62 participantes ouviram o presidente da entidade, Sandro Medeiros Alves, afirmar que em meio às dúvidas e diferentes posicionamentos que se possa ter em relação às formas de enfrentamento a essa crise e às suas conseqüências – o que é normal – dois sentimentos precisam estar presentes e orientar as decisões – individuais ou coletivas – e o comportamento de todos no dia a dia: humanidade e solidariedade. Isso, sim, é fundamental.

O presidente lembrou que apesar dos muitos temas importantes que precisavam ser debatidos e do volume de trabalho que a categoria tem pela frente, não havia como fechar os olhos para esse momento, quando mesmo boas notícias sobre a economia de nosso Estado acabam sendo colocadas à sombra pelos números assustadores da Pandemia.
A propósito, há mesmo muito trabalho: os contadores da Fazenda Estadual estão focados no fechamento do Balanço Geral do Estado, que no início de abril deve ser entregue pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).