Blog do Prisco
Destaques

Ações socioambientais movimentam ano da Fundação Aury Luiz Bodanese

Entidade mantida pela Aurora Alimentos promove atividades para público interno e comunidade em geral até dezembro

A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade social mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, está com extenso calendário de atividades socioambientais para 2020. São diversas ações e eventos até dezembro, com foco na valorização de iniciativas que promovam o desenvolvimento humano e a sustentabilidade.

Em março, a Fundação participa da 2ª edição da Expo Guatambu, de 13 a 15, no município vizinho de Chapecó (SC) para exposição e divulgação dos programas desenvolvidos pela FALB durante a feira agropecuária.

A programação de abril destaca as comemorações do Dia Internacional da Dança no dia 25. Na data, a FALB promove, em Chapecó, Workshop sobre o tema, focado no programa Vozes do Corpo, que trabalha danças urbanas com crianças e adolescentes na Fundação.

Em maio, serão realizadas palestras do programa Amigo Energia, com incentivo a ações sociais e de voluntariado em unidades da Aurora Alimentos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). Também será promovida Ação Cooperada em Vargem Bonita (SC), momento em que são oferecidos à comunidade local, em um único espaço, serviços, atendimentos e informações de interesse social e de lazer.

Para julho, a Fundação participa de atividades comemorativas ao Dia Internacional do Cooperativismo em evento especial no dia 4 em Chapecó. Em agosto, Joaçaba (SC) recebe no dia 20 o Workshop Viva as Diferenças e a Formação do Curso de Qualificação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O mês de setembro reserva ações educativas. No dia 9, acontece o Simpósio do Cooperativismo em Erechim/RS e nos dias 9 e 10 o Seminário Internacional de Sustentabilidade em Chapecó. A capital do oeste catarinense também recebe a Ação FALB que reúne todas as cooperativas filiadas no dia 15.

Em outubro, a Ação Cooperada promovida pela Fundação será em Sarandi/RS no dia 17. O mês também terá Formatura do Curso de Qualificação de pessoas com deficiência em Quilombo/SC.

E em novembro, a FALB promove o Casamento Cooperado em Abelardo Luz/SC no dia 14; a Mostra Cultural em Chapecó no dia 21 e mais uma Ação Cooperada em Erechim/RS. O mês de dezembro terá programação voltada ao público interno para encerramento dos programas do ano.

De acordo com a Diretora Administrativa da Fundação, Sonara Ramos, a extensa programação da FALB para 2020 acentua o eixo socioambiental da entidade e prioriza a interação social e a aproximação das cooperativas filiadas.

 “Será um ano de muitas ações voltadas para o bem-estar das pessoas, com programas que estimulam e fomentam o exercício da cidadania, a essência da Fundação. Além das atividades, o ano será para readequação do planejamento estratégico da Fundação e direcionamento das ações para o foco socioambiental”, destaca Sonara.