Blog do Prisco
Destaques

Agenda do Banco Central na pauta de trabalho de Maldaner

O deputado federal Celso Maldaner prestigiou em Brasília, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, a apresentação da agenda do Banco Central em conjunto com as propostas do cooperativismo, que contou com a presença do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O eixo principal da conversa foi como o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) pode contribuir com as ações da chamada democratização financeira, foco da Agenda do Banco. O cooperativismo, conforme anunciado, faz parte do eixo Inclusão, sendo a OCB a entidade que congrega todas as Cooperativas brasileiras, especialmente as de crédito, que em tempos de crise, crescem com índices superiores ao desempenhado pelos demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

Já na manhã desta quarta-feira (27), um café entre parlamentares e diretores do Banco Central ajustaram as pautas que envolvem o Banco e o Congresso, tendo como prioridade número um o projeto que trata da autonomia do Banco, relatado por Maldaner, seguido pela simplificação cambial e pela lei de resolução bancária alinhando o sistema financeiro as melhores práticas internacionais, dentre outros.

Sobre a Autonomia do Banco Central, Maldaner explica que o texto está pronto para ir à votação em Plenário, onde o relatório prevê mandato fixo para o presidente e diretores da instituição, não coincidente com o do Presidente da República.

Para ele, o BC autônomo vai permitir que sejam utilizados instrumentos para colaborar com as metas da inflação e o controle das taxas de juros. “Com a mudança, podemos ainda abrir espaço para redução de juros e manutenção de taxas em níveis baixos, pois estamos dando mais credibilidade ao Banco Central e a política monetária, fortalecendo a economia e garantindo aos brasileiros, um custo de vida mais leve”, conclui.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara acredita já ter os votos necessários para aprovação do projeto.

Posts relacionados

Acordão entre STF e Senado pode salvar Renan

Autor

Aumento de Impostos: Governo do Estado é pressionado para revogar

Autor

Em dicussão, o futuro do Minha Casa Minha Vida

Autor