Blog do Prisco
Coluna do dia

Agilidade e transparência

Importante reconhecer quando um órgão, poder ou servidor público realiza um trabalho de excelência. Foi o caso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) este ano. Notadamente no que tange ao julgamento dos processos de registros de candidaturas em todo o Estado.

A corte realizou sessão extraordinária no sábado e zerou a conta. No total, foram 382 processos que, quando chegam no TRE já estão em grau de recuso. Nas Comarcas de Santa Catarina, que são 105, os julgamentos já haviam se encerrado no dia 29 de setembro. Nada mais nada menos do que 18.110 ações foram apreciadas.

Como muito bem colocou o presidente do tribunal, desembargado Cesar Abreu, o êxito obtido neste ponto garantiu segurança aos eleitores na hora de votar. A coluna fechou antes do resultado das eleições, mas as previsões indicavam que os catarinenses já conheceriam seus prefeitos, vice e vereadores até às 21h de ontem. Agilidade e transparência que fortalecem o processo democrático.

 

In loco

Deputado Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB, votou e acompanhou todo o domingo eleitoral em Joinville. Para o projeto partidário e pessoal do parlamentar, a manutenção da prefeitura no maior colégio eleitoral do Estado é fundamental.

 

Calmaria

Salvo casos pontuais, que sempre ocorrem, o domingo eleitoral transcorreu na mais absoluta ordem.

 

Correria

Devido ao alto número de indecisos, o domingo foi de pedir votos. Não só nas ruas, mas pelo celular, computador, Whats, etc e tal. Ao que tudo indica, a tecnologia permitiu o surgimento do boca-de-urna virtual.

 

Não aprendem

Ex-vereador Jorge Cachel, já com os cabelinhos brancos, candidatou-se a vereador novamente em Balneário Camboriú. Desta vez pelo PMDB. E foi preso em flagrante no final da manhã de ontem, acusado de compra de votos. Estaria entregando notas de R$ 50 junto com santinhos. Em Nova Erechim, no Oeste, o prefeito Volmir Pivato (PT) teve a casa baleada. Na Capital, também houve denúncia de compra de votos.

 

Falhas

Até o meio da tarde, a Justiça Eleitoral precisou substituir 140 urnas eletrônicas. Um número baixo, dentro da normalidade.

 

007

Um dos assuntos que rendeu em Florianópolis ontem foi o suposto chá de sumiço que o prefeito Cesar Jr. tomou. Não informou horário e local de votação e não estava atendendo nem mesmo ligações de assessores próximos.

 

Paralela

No domingo eleitoral, ocorreu também a votação Paralela no Colégio Catarinense. Trata-se de uma auditoria do sistema eleitoral, que visa comprovar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico.

O presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, juiz Marcelo Carlin, destacou que a Votação Paralela é uma forma de garantir a segurança do sistema eleitoral.

 

Celesc e a greve

A Celesc apresentou uma nova proposta para os trabalhadores em greve desde a última segunda-feira (21/09), em audiência de mediação na sede do Ministério Público do Trabalho, presidida pela Procuradora Regional do Trabalho, Cinara Sales Graeff .

A proposta prevê reajuste salarial de 4,28% mais 5 steps/degraus  de  progressão  no  Plano de  Cargos  e  Salários (PCS),  que  ao final totalizaria 9,38%, incluindo o piso salarial do Acordo Coletivo de Trabalho e mais 30 vales-alimentação no valor de R$ 34,00 (trinta e quatro reais).