Blog do Prisco
Destaques

PMDB mantém liderança em Santa Catarina

O PMDB catarinense consolidou-se como o maior partido de Santa Catarina na eleição municipal deste domingo (2). Com 99 prefeitos eleitos, a sigla conquistou 40,5% candidatos mais do que o segundo colocado. Os peemedebistas ainda disputam o segundo turno nas duas maiores cidades do Estado, Florianópolis, com Gean Loureiro, e Joinville com Udo Döhler. Em Blumenau, a sigla ainda disputará na coligação com o prefeito Napoleão Bernardes.

“Mantivemos a liderança no Estado com a possibilidade ainda de conquistar a Capital e manter Joinville. Num cenário de mudança na conjuntura política nacional, o PMDB validou a preferência nas urnas dos municípios catarinenses”, destaca o presidente do partido, Mauro Mariani.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira aponta conquistas importantes do partido, como as cidades de Laguna, Itajaí e Jaraguá do Sul e destaca a ampla participação da sigla na eleição municipal, mantendo ainda a expectativa para os dois maiores municípios do Estado. “O PMDB mais uma vez consolida-se como a maior e mais representativa sigla política de Santa Catarina e agora concentra esforços no segundo turno”, afirma.

Os números preliminares computados pelo partido apontam que a sigla também elegeu 71 vice-prefeitos. “Foi um resultado expressivo que deixa o PMDB presente em mais de 45% dos municípios com prefeitos e vices”, aponta o coordenador das eleições 2016, Valdir Cobalchini.