Blog do Prisco
Manchete

ACIJS: Descompasso entre Senado e Câmara é “inaceitável”

A ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul se posiciona a respeito da votação, realizada no Senado Federal e na Câmara de Deputados, que resultou em primeiro momento a rejeição ao veto presidencial ao aumento de salários a servidores públicos, previsto no programa de enfrentamento à pandemia do coronavírus, pelos senadores, e posteriormente mantido pelos deputados federais.

A entidade entende que o Parlamento brasileiro deve seguir em linha de convergência aos anseios da sociedade brasileira em sua expressiva parcela, especialmente em momento como o atual que requer o compromisso de todos os segmentos na superação da crise de saúde e seus impactos sociais e econômicos.

 

COMUNICADO ACIJS – Veto a aumento de salários de servidores públicos

A ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul reafirma a expectativa do setor produtivo de que a confirmação do veto 17/2020, que congela o reajuste salarial a servidores públicos em alinhamento ao programa federal de enfrentamento ao coronavírus, rejeitado pelo Senado e mantido pela Câmara de Deputados, nesta quinta-feira (20), sinalize a convergência que a sociedade brasileira espera da classe política em favor de interesses maiores do País.

É lamentável que, diante de momento de extrema crise causada pela pandemia, afetando duramente a economia, e impactando toda a população brasileira, parcela do poder legislativo assuma posicionamento contrário frente a necessidade de contenção dos gastos públicos. A decisão dos senadores, felizmente derrubada pelos deputados federais, demonstra um descompasso inaceitável de parte do Poder Legislativo. Espera-se do parlamento brasileiro responsabilidade, coerência e maior senso de respeito na gestão dos recursos públicos.

A ACIJS historicamente tem-se pautado pelo relacionamento harmonioso do setor produtivo, representado por associados da indústria, comércio e serviços, com os representantes políticos, buscando sempre a construção de agendas propositivas e na defesa de medidas de interesse da sociedade, em sintonia com os poderes constituídos nas esferas municipal, estadual e federal.

A entidade, de outro lado, corrobora o sentimento de defesa intransigente a princípios de coerência que se espera de agentes públicos, especialmente quanto à responsabilidade no custeio da máquina administrativa, valorizando a governança e a gestão eficaz dos recursos públicos. Da classe política, espera-se maior empatia diante do quadro crítico que afeta o conjunto da sociedade brasileira, que em diferentes graus enfrenta sérias dificuldades com o agravamento da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19. Embora respeite e reconheça todas as classes e categorias profissionais, entende que o momento requer esforço e colaboração de todos os segmentos na superação da crise.

A ACIJS reitera ainda que confia e cobra dos representantes de Santa Catarina, a aprovação de uma reforma administrativa que leve o Brasil a uma ampla reestruturação do sistema público, com a extinção de privilégios, trazendo em seu escopo a racionalidade e eficiência da gestão pública federal, estadual e municipal, com o objetivo de proporcionar maior competitividade ao País no cenário econômico mundial.

Jaraguá do Sul, 21 de agosto de 2020.