Blog do Prisco
Coluna do dia

Alcatraz avança

No ano passado, a juíza federal Janaina Cassol Machado deu novo prazo para o Ministério Público Federal (MPF) se manifestar sobre o indiciamento de várias personalidades no âmbito da Operação Alcatraz. A data-limite é 27 de janeiro, próxima segunda-feira.

Esta semana, 11 suspeitos – entre empresários e servidores públicos – foram denunciados por vários crimes, como peculato, corrupção e fraudes em licitações.

Agora, o MPF tem mais algumas horas para completar o rol de denunciados à Justiça. Se o Judiciário aceitar, eles passam a ser réus.

Pelo andar da carruagem e as informações de bastidores, a manifestação dos procuradores pode ocorrer até nesta sexta-feira, 24. Existe a expectativa de que o relatório final envolva outras personalidades catarinenses, inclusive do meio político.

A operação Alcatraz foi deflagrada para investigar supostos contratos fraudulentos na Secretaria de Administração e na Epagri – em gestões anteriores à atual – e já rendeu, entre vários movimentos policiais e jurídicos, a prisão até de ex-secretários de Estado.

Causa e efeito

Ninguém vai admitir publicamente, por óbvio, mas fica evidente que o presidente da Assembleia, Júlio Garcia, não fez qualquer movimento para evitar a tramitação do pedido de impeachment de Moisés da Silva. Como também é óbvia que a postura de neutralidade do chefe do Legislativo guarda estreita relação com a distância e a frieza com que o governador trata o deputado.

Novidade

Cotado para disputar a prefeitura de São José pelo PL, o delegado Manoel Galeno tem sido frequentemente procurado por partidos com a intenção de costurar alianças ou removê-lo da disputa.

Virou a noiva da vez e tem tirado o sono dos caciques de São José, mesmo sem nunca ter disputado uma eleição. A conferir os futuros encaminhamentos para a disputa no quarto maior colégio eleitoral de Santa Catarina!

Novo e experiente

O presidente do PSL, deputado federal Fabio Schiochet, está em roteiro pelo Estado visitando municípios e convidando lideranças locais para ingressar na sigla.

O foco são prefeitos, vices e vereadores com mandato, mas também, lideranças com potencial para concorrer a cargos majoritários e integrar nominatas de candidatos a vereador.

Quilometragem

Nas últimas duas semanas foram visitados municípios do Planalto Norte, Meio-Oeste e Sul do Estado com 2.500 km percorridos. Nesta semana, as visitas serão aos municípios da Grande Florianópolis, Planalto Serrano, Meio e Extremo Oeste estão na agenda do presidente. Serão seis dias na estrada em contato direto com as bases e formulando novos convites às lideranças. Para a semana de 27 de janeiro, o Médio e o Alto Vale estão na pauta.

Tucanos

O prefeito de Concórdia, Luciano Pacheco, é o novo vice-presidente do PSDB estadual. Ocupa a função que já foi da atual presidente, Geovania de Sá, que agora pilota a legenda no estado. A parlamentar justifica a escolha devido ao trabalho desenvolvido por Pacheco em prol do partido. Embora seja prefeito de uma cidade importante, Pacheco começa a ganhar projeção estadual e maior visibilidade a partir desta nova missão partidária.