Blog do Prisco
Coluna do dia

Aleluia

Aleluia

Surpreendente a votação favorável à Reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara. Foram 36 votos pró e 13 (emblemático) contrários.

Ficou clara a adesão de partidos do chamado centrão, assim como o MDB. Costura possível depois de muitas idas e vindas; e a partir da atuação do presidente Rodrigo Maia (DEM). A votação, aliás, estendeu-se até a madrugada de sexta-feira, algo raro no Congresso.

Dos 49 componentes da Comissão Especial, três eram de Santa Catarina. Daniel Freitas, do PSL, o segundo mais votado no ano passado; Celso Maldaner, presidente estadual do MDB; e Darci de Matos, do PSD. Trio favorável à proposta e que se destacou pelas posições firmes durante todo o longo e desgastante processo de debates até a aprovação. Que não foi fácil. A oposição foi muito aguerrida contra a reforma. E a favor de que estiveram os oposicionistas? De nada. Ficaram contra a Nova Previdência, contra o governo e contra o país, características bem próprias de parlamentares esquerdistas.

Nova etapa

O projeto agora será encaminhado ao plenário da Câmara. Rodrigo Maia já avisou que pretende começar a discussão em primeiro turno na próxima terça-feira.

Prazos

A votação da Nova Previdência pode levar o Congresso Nacional a invadir o recesso parlamentar, marcado para se iniciar no dia 17 de julho. Vale lembrar que se o Senado aprovar alterações no texto que for aprovado na Câmara, a proposta volta à estaca zero em sua tramitação.

Bloco

Partidos que votaram contra a Nova Previdência na Comissão Especial: PT, PSB, PDT, PCdoB, Partido Verde e Rede. Estes dois últimos, de forma até surpreendente, embarcaram no discurso esquerdista. Lamentável.

Impasses

Apesar da aprovação das mudanças previdenciárias, a apreciação do texto no plenário da Câmara pode trazer mudanças. Os pontos que mais geraram impasse até a undécima hora foram o tratamento especial para as categorias da segurança pública e a inclusão de estados e municípios na reforma. Estes dois pontos podem ser incluídos no projeto na próxima etapa de discussões e votação. Fácil não será, mas mexer nos sistemas previdenciários municipais e estaduais é indispensável ao futuro do país.

Impacto

De acordo com o que foi aprovado na Comissão Especial, a reforma previdenciária trará economia estimada em R$ 950 bilhões, em 10 anos, aos cofres da União.

Alvíssaras

Animadora a notícia de que haverá aumento de tributos no contexto da Nova Previdência. Para o sistema financeiro, os bancos. Que ganham muito, mas muito, verdadeiras fábulas de dinheiro. Decisão pertinente, necessária.

Ânimo

A Nova Previdência ainda tem um caminho árduo, duro pela frente até tornar-se realidade. A aprovação na Comissão Especial, contudo, foi uma grande sinalização de que o projeto vai passar e trará um novo ciclo de crescimento econômico e geração de emprego e renda ao Brasil. Na quinta-feira, a bolsa de valores de São Paulo bateu seu recorde histórico e o dólar caiu significativamente.

Louros

Dos três deputados catarinenses que se destacaram no trabalho a favor da Nova Previdência, dois estão mapeados para disputar as eleições de 2020. Daniel Freitas em Criciúma e Darci de Matos em Joinville. Celso Maldaner já se articula olhando para 2022, quando poderá estar cacifado a uma posição majoritária na disputa estadual.