Blog do Prisco
Coluna do dia

Aliança PSD-PSB

Aliança PSD-PSB

Depois da passagem de Raimundo Colombo, Gelson  Merísio e de várias lideranças do PSD por Criciúma, no fim de semana, ganhou força a possibilidade de uma chapa formada pelo deputado Cleiton Salvaro (PSB), na cabeça, e a vereadora Tati Teixeira (PSD) de vice na maior cidade do Sul catarinense. O deputado estadual Ricardo Guidi (PSD) praticaria o gesto de não disputar em favor de uma articulação que passa pelo pleito de 2018 , até po que é candidato preferencial a Câmara Federal. E também por Joinville. A retribuição de Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB, viria na maior cidade do Estado, onde o PSB sairia do governo Udo Döhler (PMDB) para indicar o vice do deputado estadual Darci de Matos (PSD), que vai encabeçar chapa no Norte.

O atual vice-prefeito, Rodrigo Coelho (PSB), pode disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Abriria caminho para o empresário Ninfo König, ex-presidente da Acij, emplacar de vice do PSD. Patrício Destro seguiria como deputado estadual pelo PSB. As conversas avançam, mas muita saliva ainda vai ser gasta para fechar o quadro.

 

PSDB de Joinville

Deputado federal Marco Tebaldi  vai conversar com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. Defenderá que o neto de Tancredo tente convencer o colega catarinense Paulo Bauer  a disputar a prefeitura de Joinville. O deputado tem conversado com o senador nesta direção, mas Bauer resiste.

 

Carimbo

Para Tebaldi, seria uma forma de carimbar definitivamente o nome de Bauer para a disputa estadual de 2018. Em caso, evidentemente, de vitória no terceiro maior colégio eleitoral do Sul do país. Um dos argumentos que Marco Tebaldi vai usar é que em Curitiba e Porto Alegre, o PSDB não tem chance. Considerando-se o pleito presidencial de 2018, a conquista do paço joinvilense seria estratégica para o líder tucano.

 

Desafio gigantesco

Michel Temer assume nesta quinta a presidência da República. Tem um desafio gigantesco pela frente. Ainda na tarde de hoje, ele deve fazer a primeira reunião ministerial e destacar, para toda a nação, a gravíssima situação econômica e fiscal que o país atravessa. Mas o governo dele nem começou e já há grande dificuldade fiscal. Senadores do PMDB se abstiveram ontem de votar e não foi por acaso. Estão mandando um recado claro e direto ao novo presidente. O PMDB do Senado está descontente. Sentindo-se preterido em relação ao tratamento dispensado ao PMDB da Câmara na formação do novo colegiado.

 

PT na oposição

O PT vai para oposição ao governo Temer a partir desta quinta. O PMDB enfrentará uma esquerda bem armada e que sabe fazer oposição, isto tendo o PT e o PCdoB essencialmente na trincheira oposicionista. Os petistas fizeram oposição de 1979 a 2002. São experts na matéria.

 

Lacuna

Mesmo em uma semana de extrema tensão em Brasília, foram várias as homenagens pela passagem de um ano da morte de Luiz Henrique da Silveira. Em seu pronunciamento, o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) observou que, em um momento em que atos impensáveis envergonham o parlamento, a luz de LHS faz falta, mas não para brilhar, mas para iluminar o caminho.

 

Perfil conciliador

Mariani elogiou o perfil conciliador de LHS, que sempre conseguia aglutinar todas as forças e encontrar um senso comum. “Quem sabe sua disputa pela presidência do Senado já não era um prenúncio de uma mudança que deveria ser feita”, frisou o deputado.