Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ama Litoral vai receber 400 mil reais em emendas viabilizadas pela vereadora Juliana Pavan

Os recursos vão ser usados para novo centro de diagnóstico

Foi confirmada nesta terça-feira (21), a destinação de duas verbas que somam 400 mil reais para a Ama Litoral- Associação de Pais e Amigos do Autista de Balneário Camboriú.
A conquista é resultado da solicitação da vereadora Juliana Pavan (PSDB), junto aos deputados estaduais Napoleão Bernardes (PSD) e Júlio Garcia (PSD). Cada parlamentar vai repassar 200 mil reais por meio de emenda impositiva, garantida para o próximo ano.
O imóvel que vai abrigar o centro de diagnóstico fica localizado na avenida Alvim Bauer e estava abandonado, até ser cedido para a Ama há um ano e meio pelo governo do estado.

O valor da reforma gira em torno de 350 mil reais, o projeto já está pronto e aguardava recursos para ser construído.
Balneário Camboriú tem cerca 400 crianças diagnosticadas o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento prevê a avaliação e estimulação precoce para tratamento especializado das crianças e adolescentes.
“Tivemos a alegria de contar com o olhar sensível destes dois deputados que olharam para essa demanda tão importante da nossa cidade e nos atenderam. É o maior pedido que eu recebo, famílias que precisam do diagnóstico precoce e não conseguem atendimento que não ocorre na rede municipal. Agora a obra da Ama sai do papel”, comemora Juliana Pavan.
Para o deputado Napoleão Bernardes, “a Ama Litoral faz um trabalho de excelência que transformou o atendimento do autismo. É necessário que, além do terceiro setor, tenhamos também políticas públicas que atendam essa crescente demanda”.
O deputado Júlio Garcia (PSD), se comprometeu a arcar com mais recursos para a obra caso seja necessário.

Exames chegam a custar cinco mil reais

O transtorno do espectro do autista costuma ser identificado pelos especialistas quando a criança tem entre 1 ano e meio e 3 anos. A intervenção precoce em autistas melhora o desenvolvimento geral da criança e permite que sejam independentes ao longo da vida.

Segundo a presidente da Ama Cátia Franzoi, um diagnóstico clínico chega a custar cinco mil reais na rede particular.
“Aqui faremos a avaliação e caso seja confirmado o TEA, a criança entra na fila de espera para receber a estimulação precoce, essencial para a vida do paciente. Esse centro é um sonho nosso realizado através do empenho dos deputados Júlio e Napoleão e principalmente da vereadora Juliana Pavan, grande aliada da Ama Litoral”, finaliza.