Blog do Prisco
Destaques

Amin é único catarinense entre os “cabeças”

Ex-governador e ex-senador, o deputado federal Esperidião Amin é o único catarinense na lista dos 100 “cabeças do Congresso Nacional”, versão 2016. Ele figura neste ranking pela sexta vez, destacando-se como “Articulador/Fomentador.” Saiba um pouco mais sobre esta publicação, organizada pelo DIAP.

“A série Os “Cabeças” do Congresso Nacional, que chega a sua 23ª edição, surgiu da necessidade de mapeamento, a partir de critérios objetivos, dos deputados e senadores que conduzem o processo decisório no Poder Legislativo. Com essa finalidade, o DIAP desenvolveu uma metodologia para identificar, anualmente, os 100 parlamentares com mais habilidades para elaborar, interpretar, debater ou dominar regras e normas do processo decisório, bem como para manipular recursos de poder, de tal modo que suas preferências, ou do grupo que lideram, prevaleçam no conflito político.

Esperidião Amin votosO objetivo da publicação – produto de um acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986, embora a série só tenha sido lançada em 1994 – é fornecer ao movimento social uma radiografia dos principais interlocutores – partidários, profissionais, ideológicos ou de grupos políticos – no Congresso Nacional, publicando um rápido perfil com resumo das principais habilidades dos parlamentares que realmente exercem influ- ência no processo decisório do Poder Legislativo”