Blog do Prisco
Notícias

Ministro dos Transportes revisa principais demandas do Fórum para SC

A convite do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Malta Lessa, o Fórum Parlamentar Catarinense, teve reunião na noite desta quarta-feira, 14, no Ministério, para rever a pauta das principais demandas da infraestrutura do estado de Santa Catarina, além de convidar também, o Secretário Executivo do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo – PPI, Wellington Moreira Franco, que se fez representar pelo secretário Tarcísio Freitas.

“Iniciamos a reunião com a apresentação do estudo de viabilidade técnica da ferrovia leste Oeste, ou “ferrovia do frango” como tem sido chamada, porque queremos priorizar a movimentação de cargas, da nossa agroindústria do Oeste de Santa Catarina para os nossos portos e para o mercado nacional. Em relação a esse assunto, foi combinado que se faria uma reunião logo no começo de fevereiro, em Florianópolis, com áreas técnicas do governo do estado e do governo federa, bancada e Fiesc”, destacou o senador Dalirio Beber (foto).

Na pauta, também o Porto de Itajaí, que avançou nas obras de reforço do berço 3 e 4, com emenda da bancada, no valor de R$ 22 milhões, para o enrocamento da bacia de evolução, na dragagem do canal do rio Itajaí-Açu, e quanto à prorrogação do contrato, que está em análise na Casa Civil, e deve acontecer por forma de decreto.

A ampliação do Aeroporto de Navegantes também foi discutida, e teve, por parte da bancada, R$ 40 milhões indicados, através de emenda parlamentar.

“Questionamos também sobre o que o governo federal está pensando em relação ao programa de concessões das rodovias 280, 470, 153, 282, 163 e 285. Enfim, foi uma reunião produtiva, em que pese que não tivemos grandes notícias tão favoráveis, porque o país vive um momento de grave crise econômica, e o governo federal não tem encontrado espaço no seu orçamento, na velocidade que a economia, e o povo de Santa Catarina  merecem”, disse o coordenador do Fórum, senador Dalirio Beber.

Participaram da reunião, a deputada Carmen Zanotto, os deputados Edinho Bez, Celso Maldaner, Rogério Mendonça Peninha, Mauro Mariani e Jorginho Melo. Egídio Antônio Martorano, da Fiesc, e Lourdes Coradi Martini, secretária de Estado de Articulação Nacional e Murilo Flores, secretário de estado de Planejamento, além dos técnicos do ministério.