Blog do Prisco
Manchete

Amin reitera voto contra o comunista Dino no STF

A convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o senador Esperidião Amin esteve no Chile nesta segunda-feira (11), para conhecer o funcionamento do “Free Flow” (sistema de cobrança de pedágio que funciona sem a necessidade de cabines e barreiras físicas — foto). No Brasil, esta ferramenta ainda está em período de testes. Sancionada em 2021, esse projeto da implantação desse modelo é de autoria do senador Esperidião Amin.

– Tivemos a oportunidade, na companhia do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e representantes de vários estados do Brasil, conhecer o funcionamento, tanto do “free flow”, que está em processo de experimentação no Brasil, mas é uma lei aprovada em junho de 2021, como também os processos de transição do sistema anterior – praça de pedágio – para o “free flow” aqui no Chile. É uma experiência importante, posto que se aplique, inclusive, em rodovias que contam com mais de 20 anos de concessão, ou seja, uma experiência mais madura do que a nossa, e por isso foi muito importante, pois consolida tanto do ponto de vista gerencial, quanto do ponto de vista legislativo que nós temos que aprender e o que teremos que adotar no Brasil – destacou Esperidião Amin.

FREE FLOW

O Free Flow é um sistema de cobrança de pedágio que funciona sem a necessidade de cabines e barreiras físicas. Ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento. Daí o nome “free flow”, que significa “fluxo livre”.

Esse sistema já é utilizado em mais de 20 países ao redor do mundo, como Estados Unidos e China. Porém, na América Latina, o Chile é o único país que o utiliza de forma oficial. No Brasil, ele começou a ser usado em março, na rodovia Rio-Santos – BR 101, que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro.

AMIN EM BRASÍLIA

O senador que viajou ao Chile na noite de domingo (10), retorna ao Brasil ainda nesta segunda-feira. Nesta terça-feira já estará em Brasília para uma semana intensa de trabalho e votação de importantes projetos, incluindo a sabatina de indicação de Flávio Dino ao STF. Amin já declarou que votará contra a indicação.

foto>divulgação

Posts relacionados

Amin assina CPI para investigar caso do INSS e dispara: “roubalheira feita com muita crueldade”

Redação

Balneário Camboriú pode receber debate sobre Cassinos no Brasil

Redação

Carol De Toni assume presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado em evento prestigiado por lideranças nacionais

Redação