Blog do Prisco
Manchete

Amin reitera voto contra o comunista Dino no STF

A convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o senador Esperidião Amin esteve no Chile nesta segunda-feira (11), para conhecer o funcionamento do “Free Flow” (sistema de cobrança de pedágio que funciona sem a necessidade de cabines e barreiras físicas — foto). No Brasil, esta ferramenta ainda está em período de testes. Sancionada em 2021, esse projeto da implantação desse modelo é de autoria do senador Esperidião Amin.

– Tivemos a oportunidade, na companhia do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e representantes de vários estados do Brasil, conhecer o funcionamento, tanto do “free flow”, que está em processo de experimentação no Brasil, mas é uma lei aprovada em junho de 2021, como também os processos de transição do sistema anterior – praça de pedágio – para o “free flow” aqui no Chile. É uma experiência importante, posto que se aplique, inclusive, em rodovias que contam com mais de 20 anos de concessão, ou seja, uma experiência mais madura do que a nossa, e por isso foi muito importante, pois consolida tanto do ponto de vista gerencial, quanto do ponto de vista legislativo que nós temos que aprender e o que teremos que adotar no Brasil – destacou Esperidião Amin.

FREE FLOW

O Free Flow é um sistema de cobrança de pedágio que funciona sem a necessidade de cabines e barreiras físicas. Ou seja, o motorista não precisa parar o veículo para realizar o pagamento. Daí o nome “free flow”, que significa “fluxo livre”.

Esse sistema já é utilizado em mais de 20 países ao redor do mundo, como Estados Unidos e China. Porém, na América Latina, o Chile é o único país que o utiliza de forma oficial. No Brasil, ele começou a ser usado em março, na rodovia Rio-Santos – BR 101, que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro.

AMIN EM BRASÍLIA

O senador que viajou ao Chile na noite de domingo (10), retorna ao Brasil ainda nesta segunda-feira. Nesta terça-feira já estará em Brasília para uma semana intensa de trabalho e votação de importantes projetos, incluindo a sabatina de indicação de Flávio Dino ao STF. Amin já declarou que votará contra a indicação.

foto>divulgação