Blog do Prisco
Destaques

Amin sugere retorno das comissões permanentes no Senado

Durante a sessão desta terça-feira, o senador Esperidião Amin demonstrou preocupação com o andamento das atividades parlamentares em 2021, no Senado Federal

– É impossível nós imaginarmos que, neste ano, nós poderemos ter uma pauta sem a atuação das Comissões permanentes. É um risco extraordinário, exagerado e abusivo – destacou Amin.

Amin sugeriu ao presidente Rodrigo Pacheco, que seja realizada, ao menos, uma reunião semanal da Comissão de Constituição e Justiça; provavelmente uma quinzenal, por exemplo, para a Comissão de Assuntos Econômicos e, no mínimo, uma reunião mensal, ordinária, das demais comissões permanentes.

– O Senado precisa apresentar um serviço melhor à sociedade brasileira neste ano de 2021. Nós temos questões importantes como o combate à pandemia, vacina, reabilitação da nossa economia, assistência aos desempregados, e aqueles invisíveis que nós conseguimos socorrer no ano passado – ressaltou.

Ainda durante a sessão, o presidente da Casa acenou positivamente para a sugestão do senador Amin, afirmando que estará reunido ainda esta semana com o setor técnico do Senado Federal, para acertar essas definições e, automaticamente, poder deliberar projetos fundamentais para o país.

– Nós faremos uma reunião ainda esta semana com o setor técnico do Senado Federal para buscar fazer, primeiro, em relação às sessões do Plenário, que possam ser feitas neste plenário de forma semipresencial, permitindo que haja participação pelo sistema remoto através do aplicativo Zoom, mas também permitindo aos Senadores que aqui queiram estar, com todas as regras de segurança sanitária, que possam fazer uso da tribuna, fazer a sua participação legislativa presencialmente no Senado. Quanto às Comissões, de igual forma – respondeu Pacheco.

Créditos da foto: Marcos Oliveira/Agência Senado