Blog do Prisco
Destaques

Análise: base aliada na Alesc virou geleia geral

O Centro Administrativo precisa reavaliar sua estratégia de relação com a Assembleia e também o timing de elaboração de matérias polêmicas. Neste momento, a base de apoio a Raimundo Colombo no Legislativo configura-se numa verdadeira geleia geral. Mesmo assim, o governo atua em três frentes delicadas, correndo riscos, além do desgaste, de transformar descontentamentos pontuais em rebelião generalizada.

plenário da Alesc

Os articuladores de Colombo tentam aprovar a indigesta MP 202, que aumenta a jornada de trabalho de Policiais Militar e Bombeiros e, na outra ponta, reduz as possibilidades de pagamento da indenização para os servidores que entraram de férias, licença ou afastamento. A reação das entidades que representam as forças de segurança é forte e já está nas raias do Judiciário, onde a guerra pode se acirrar. Será mais uma prova de fogo para a geleia governista no Parlamento.

Mesmo dizendo contar com os votos necessários para aprovar as mudanças na SDR’s, que seria o começo do fim da menina dos olhos de Luiz Henrique da Silveira, o PMDB invocou o regimento interno, esta semana, e adiou por mais uma semana a votação. No plenário, o resultado é imprevisível, já que os peemedebistas não aceitam a aniquilação do projeto idealizado por LHS e podem retaliar.

Não bastassem essas duas frentes, o Centro Administrativo também está às voltas com a nova proposta do Plano de Carreira do Magistério, que sofre duras críticas e fortíssima resistência do Sinte. Por precaução, o governo evitou enviar a peça à Alesc esta semana, conforme havia anunciado. Mesmo assim, os deputados também já estão novamente na mira do sindicato.

Sintomas

A bancada do PMDB não torce o nariz apenas para o projeto que começa a extinguir as SDR’s. A turma também faz oposição branca ao líder do governo, Sílvio Dreveck (um personagem dos mais corretos, ressalte-se), que é do PP, eterno adversário do Manda Brasa.

Trio

Tem ficado claro na Assembleia que a trinca partidária PSD, PP e PSDB está atuando com afinação e frontalmente contrária aos interesses do PMDB. Prelúdio para 2018?

Pequenos

A geleia aliada no Parlamento também se explica a partir do descontentamento de bancadas menores na Casa, como PSB, PR e PPS. Elas reclamam que o governador não atende os deputados. Talvez esteja mais do que na hora de o Centro Administrativo dar um lustro à sua articulação política.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação