Blog do Prisco
Destaques Notícias

ANÁLISE: PMDB se aproxima do PSDB

A posição do PMDB de Santa Catarina, afastando-se do governo Dilma Roussef e falando até mesmo em impeachment da ex-mãe do PAC, naturalmente aproxima os cardeais do Manda Brasa e os tucanos do PSDB.
No contexto federal, os tucanos vêm liderando o movimento que pretende despejar a ex-guerrilheira do Palácio do Planalto. A adesão do PMDB à tese aumenta a cada dia, principalmente depois da rejeição, por unanimidade no TCU, das contas presidenciais de 2014, ano da reeleição da atual mandatária.
Evidentemente que pelo contexto nacional e a partir da nova postura, pelo menos nos discursos, do PMDB Barriga-Verde, o partido fica mais próximo do ninho tucano do que do PSD de Raimundo Colombo e Gilberto Kassab.
Até porque, não há qualquer sinal de que os pessedistas estejam pensando em se descolar do governo e colocar cargos à disposição. Muito pelo contrário. Kassab segue firme na esplanada e o governador catarinense, embora esteja quieto, segue aliado de primeira hora da petista. Pelo menos, por enquanto!
Conexão Blumenau
Um dos peemedebistas mais influentes de Santa Catarina revelou à coluna que o seu partido pode acabar compondo com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), nas eleições do ano que vem. Seria a chave para reforçar a defesa da aliança entre o PMDB e o PSDB catarinenses em 2018, dentro do contexto de aproximação natural entre as duas legendas a partir da guinada do PMDB-SC, que está se descolando do governo Dilma.

Não se bicam
Já na cidade do Vale, o PSD tem tudo para lançar candidato, assim como o PT, partidos que não têm compatibilidade entre si. Ou seja, o apoio do Manda Brasa ao atual prefeito seria um ganho e tanto do ponto de vista eleitoral.

Foto: arquivo, divulgação