Blog do Prisco
Notícias Últimas

Aneel irá propor acordo entre Coopera e Celesc

O deputado federal Ronaldo Benedet esteve nesta terça-feira, dia 10, acompanhado dos vereadores Ademir Honorato e Tita Belloli e o empresário Valdelir Biff, em audiência com o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição da Aneel, Ivo Sechi Nazareno, em busca de soluções sobre a devolução de algumas áreas de atuação da Coopera para a Celesc, e foram informados que a Aneel irá chamar a Coopera e Celesc para chegar a um acordo que não prejudique os consumidores.

“A Aneel não impõe soluções, nossa missão será ajudar a gerenciar a crise, pois existe um acordo antigo. Iremos solicitar que as partes entrem em um acordo para que os consumidores não sejam prejudicados. Vamos conduzir com clareza, se não obtivermos resultados, depois de esgotarmos todas as possibilidades, a próxima alternativa será os consumidores solicitarem a Aneel que não querem consumir a energia da Calesc e sim da Coopera e o pedido será encaminhado para analise da diretoria colegiada da Aneel”, enfatizou o superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição da Aneel, Ivo Sechi Nazareno.

foto>Franciele Fernandes, divulgação

Preocupado com os mais de dois mil consumidores que serão afetados diretamente com essa resolução com o aumento de aproximadamente 45% na fatura de energia residencial e quase 100% nas empresas, o deputado Ronaldo solicitou à Aneel que essa reunião entre as partes seja realizada nos próximos dias. “O consumidor não pode ser prejudicado por um acordo antigo entre as partes. Devemos seguir o direito do consumidor e ele pode escolher qual energia quer consumir e óbvio, será a mais barata. Ninguém quer aumentar em quase 50% seu custo na energia”, ressaltou Ronaldo Benedet.

Os consumidores receberam uma notificação da Celesc que a partir de 15 de outubro desde ano os consumidores migrarão para a instituição. Preocupados com essa informação, os vereadores irão protocolar nesta quarta-feira, dia 11, na Aneel uma petição para prorrogar esse prazo até que as partes entrem em um acordo.

“Hoje vimos um grande avanço nas negociações, juntamente com o deputado Ronaldo. Acreditamos que a Aneel irá conseguir esse acordo e que não sejamos prejudicados. Hoje não estou preparado financeiramente para absorver mais esse elevado custo de mais de 100% no aumento da energia consumida por minha empresa”, desabafou o empresário, Valdelir Biff.