Blog do Prisco
Notícias Últimas

Anhanguera São José incentiva seus alunos e a população a doar sangue

Campanha realizada pelo Curso de Direito tem o objetivo de incentivar alunos, professores e a sociedade a realizar esse ato de solidariedade

A instituição está promovendo uma ação, até o dia 31 de junho, para incentivar as pessoas a se voluntariarem a doar sangue; principalmente nos períodos em que há defasagem no estoque de bolsas. Dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) indicam que há baixo volume de sangue do tipo O-.

Nesse contexto, a campanha da faculdade busca sensibilizar a população sobre a importância do tema, pois aumentar a quantidade de voluntários é visto como um desafio, já que o cenário de doação no Brasil não é dos mais satisfatórios. O percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de doadores num país é entre 3,5% e 5% da população, no Brasil corresponde a 2% (OMS). Segundo a coordenadora do curso de Direito, professora Graziela Maria Casas Blanco, é importante que as pessoas saibam que um ato tão simples pode salvar milhares de vidas. “Muitas pessoas não sabem que doar sangue é um ato de cidadania e que há poucas restrições para não ser doador”, destaca.

A professora aconselha às pessoas que desejam doar, procurar o Hemosc. Aos alunos da Anhanguera, além da prática de solidariedade, serão contabilizadas 20 horas de atividades complementares.

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada no dia da doação, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a coleta, que é baseada no peso corporal.

A coordenadora esclarece que adolescentes também podem ser doadores. “Quem tem a partir de 16 anos e menos de 18 pode doar sangue, mas precisa de autorização dos pais ou responsáveis”, explica. Ela ainda comenta que, de acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até 4 vidas. Por isso, recomenda aos voluntários continuarem doando sangue mesmo depois do fim da campanha organizada pela coordenação.