Blog do Prisco
Coluna do dia

Falta de opção

Estão querendo ressuscitar Michel Temer. Uma grande articulação em SP, estimulada pelo meio empresarial, e também por setores políticos, no sentido de que o emedebista possa, ali na undécima hora, surgir como uma efetiva e concreta alternativa de terceira via neste país.
Vejam só a que ponto chegamos. Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, já é pressionado a transferir para o prazo fatal de 5 de agosto a convenção do MDB. A definição está previamente marcada para 27 de julho.
O ex-presidente não assumiu nenhum compromisso político e eleitoral. Mas está deixando correrem as articulações de bastidores e as conversas entre lideranças do MDB, do PSDB e do Cidadania, estes dois últimos são partidos hoje federados e que apoiam, em princípio, a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).
Ocorre que a sul-mato-grossense não decolou. Seria opção para vice de Temer nesta engenharia de última. Os que defendem a volta do ex-presidente, que foi eleito vice de Dilma Rousseff em 2014, apostam que ele teria potencial para romper a polarização entre Bolsonaro e Lula da Silva.
Aos 80 anos de idade! Difícil acreditar que efetivamente ele vá se candidatar.

Observando

Experiente, Michel Temer está deixando rolar e até alimentando essa hipotética perspectiva. A esta altura dos acontecimentos, no entanto, é complicado para ele se expor a uma candidatura presidencial.

Missão impossível

Sobretudo porque o emedebista teria raríssimas possibilidades de realmente se colocar no tabuleiro como alternativa presidencial.

Mal na foto

Interessante lembrar que quando deixou seu governo-tampão, Michel Temer o deixou com aprovação de dígito único. Absolutamente desgastado muito embora tenha feito reformas como a trabalhista e administrativa, fatos que provocaram reações muito positivas no meio empresarial e entre os formadores de opinião que trabalham com seriedade e a favor do país.

Natimorto

O colunista está convencido, apesar disso tudo, de que esse projeto com Michel Temer não vai avançar. A polarização está consolidada.

Malcheirosas

As pesquisas, ah as pesquisas, agora elas começam a ajustar seus números. O que nos remete a 2018. A narrativa atual é cristalinamente a mesma daquela de quatro anos. Mudou um nome e alguns dados aqui e ali pra não dar muito na cara!

Ah tá

Nesta semana, o PoderData mostra uma enquete em que Lula da Silva oscilou para baixo e Jair Bolsonaro para cima. Se isso será uma tendência das empresas de pesquisas que necessariamente vão ter que se aproximar da realidade, veremos. C

Nem em MarteO

O fato é que estas companhias pesquisadoras já colocaram o petista descondenado Lula com 25 pontos de vantagem sobre Bolsonaro! Menos, senhores.

Hum

Essa pesquisa mais recente do Poder Data aponta uma diferença, pró-Lula, claro, de seis pontos. Parece um pouco mais palatável aos que conhecem o sistema mais a fundo.
Além de tudo isso, temos que ficar atentos se efetivamente Lulinha paz e amor vai até o final ou se diante de um torcicolo ele baterá em retirada.

Morninha

A campanha, registre-se, vai esquentar. Resistirá Lula da Silva ao que virá daqui por diante? Vai segurar a peteca?

Socorro

Outro aspecto: muitos dos que podem estar inclinados ao PT agora vão refletir ante ao que será exposto na campanha e podem perceber que a devolução do poder central aos vermelhos selará para o Brasil o mesmo destino cruel e miserável de países vizinhos como Venezuela e Argentina.