Blog do Prisco
Notícias Últimas

Apesc apresenta projetos de geração de energia na Secretaria da Fazenda

O presidente da Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Pablo Cupani, esteve reunido nesta quarta-feira (19) com o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Cleverson Siewert. Na pauta, projetos para a expansão do potencial de geração de energia em Santa Catarina. “A Apesc representa um setor que é essencial para o desenvolvimento do Estado, já que a energia impacta em toda a cadeia produtiva. Buscamos, junto ao Governo catarinense, parceria para continuarmos avançando”, disse Cupani.

Com mais de 120 entidades associadas, a Apesc atua há 15 anos na defesa dos interesses dos produtores de energia proveniente de fontes limpas e renováveis. De acordo com o engenheiro Nelson Dornelas, tesoureiro da entidade e representante da Estelar Engenheiros Associados, entre as principais demandas do setor está a demora para as análises de licenças ambientais e de outorga de recursos hídricos. “Temos muitos entraves que necessitam da avaliação dos órgãos públicos e, por isso, precisamos deste diálogo. Não queremos pular etapas, mas sim, ter prazos concretos para as análises dos projetos”, salientou.

Câmara de Energia – Após a reunião da SEF/SC, os representantes da Apesc participaram de um encontro na Câmara de Assuntos de Energia, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Na ocasião, o engenheiro Nelson Dornelas falou sobre o potencial em Santa Catarina para construir Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Também abordados temas relacionados ao mercado de gás natural, incluindo uma explanação sobre o cenário de tarifas e o plano de investimentos da SC Gás, realizada pelo diretor de gás da Apesc, William Lehmkuhl.