Blog do Prisco
Destaques

Aplicativo da Prefeitura de Jaraguá do Sul já tem mais de 2,5 mil usuários

O empresário Antídio Lunelli, ao se tornar prefeito de Jaraguá do Sul, cidade conhecida pelo seu espírito inovador, prometeu levar para o poder público conceitos que fazem parte do dia a dia da iniciativa privada. Corte de gastos e aumento de investimento, desburocratização, agilidade e transparência estão entre seus mantras. E há dez dias, dentro desta proposta, a Prefeitura lançou o aplicativo de celular ‘Jaraguá na Mão’. É a Prefeitura digital, que pode vir a ser case para o Estado.
Já são mais de 2,5 mil downloads e o número só tende a crescer. Pelo aplicativo, é possível saber das vagas de emprego, do calendário de eventos, das notícias do Município, baixar o carnê de IPTU, fazer reclamações, dar sugestões, solicitar obras, falar com prefeito e ter acesso aos dados da gestão pública, como Orçamento e despesas.
Lunelli diz que não faz nenhum sentido o cidadão ter que se deslocar até a Prefeitura para resolver temas burocráticos em plena era digital. “É preciso respeitar as pessoas, ninguém tem tempo a perder. O poder público tem que ser um facilitador e não um gerador de problemas”.
De 2017 pra cá, a gestão do empresário já modificou mais de 170 dispositivos legais, entre leis e decretos, para facilitar, por exemplo, a abertura de empresas. No ano passado, foram 3.726 processos de viabilidade analisados na Prefeitura de Jaraguá do Sul, sendo deferidos automaticamente 79% dos processos que precisariam passar pela Vigilância, 80% dos Bombeiros e 81% de órgãos do Meio Ambiente. O resultado é que em 2019 foram abertas no município 2.304 empresas, contra 1.621 de 2018, e 1.124 de 2017.