Blog do Prisco
Manchete

Após 2 meses, consórcio de prefeituras não comprou uma só dose de vacina

O texto e as informações são do site O Antagonista:
“O consórcio formado em março por prefeituras para comprar vacinas não assinou até hoje nenhum contrato de compra.

O Conectar é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Mais de 2.600 prefeituras já manifestaram interesse em participar – hoje, 2.122 já aderiram oficialmente, por meio da aprovação de leis municipais. Procurado, o Conectar informou que “avança na interlocução diplomática em cinco frentes prioritárias, com embaixadas e representantes dos governos americano, chinês, russo, cubano e alemão”, e assim, “garante lugar prioritário na fila no momento em que os imunizantes estiverem disponíveis”.
O consórcio também informou trabalhar em “termo de referência para a aquisição para todo o território nacional de insumos médico-hospitalares indispensáveis no processo de imunização, como agulhas e seringas”.

O Conectar é liderado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEMf- foto). Ele passou férias em Cancún em fevereiro, enquanto vigorava uma quarentena em sua cidade natal. Posteriormente, Loureiro contou em entrevista que não esperava conseguir compra imediata de vacinas. A iniciativa das prefeituras foi anunciada no fim de fevereiro. Apenas em 19 de março, no fim da administração Pazuello, o
Ministério da Saúde informou a assinatura de contratos com Pfizer e Jannsen, somando 138 milhões de doses.”

foto>PMF, divulgação