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Aprovado projeto de Amin que prevê o fim das cancelas e praças de pedágio

Com isso, usuários vão pagar apenas pelo trecho percorrido em cada rodovia.
O projeto que implanta o sistema de pagamento por quilômetro rodado nas rodovias federais (Free Flow), foi aprovado nesta quarta-feira (10), pelo Senado Federal. A proposta de autoria do então deputado federal Esperidião Amin segue para a Câmara dos Deputados.

O PLC 8/2013 teve a sua versão atualizada pelo senador Jayme Campos, relator da proposta. O principal objetivo deste projeto é eliminar a cobrança exacerbada dos usuários das rodovias concedidas que realizam deslocamentos curtos mas circulam por trecho interceptado por praça de pedágio, portanto, pagam pelo uso da rodovia valor desproporcional ao deslocamento realizado. Ou seja, a solução mais coerente seria criar condições para a adequada implementação da cobrança de pedágio operado por meio de sistemas de livre passagem, sem praças de pedágio, com bloqueio viário eletrônico, conhecido como Sistema “Free Flow”.  

– Em linhas gerais, esse projeto abre a possibilidade de nós modernizarmos o sistema de pedagiamento. Sai da praça de pedágio que atravanca o trânsito, e é lotérica em matéria de cobrança. Ela autoriza a instituir o texto elaborado pelo ministério da Infraestrutura, o pagamento por quilômetro efetivamente rodado – explicou Amin.

O projeto foi apresentado pela primeira vez no ano de 2007, pela deputada federal Angela Amin. Em 2011, foi reapresentado pelo então deputado Esperidião Amin, sendo aprovado na Câmara. Há 8 anos esta importante proposta estava no Senado Federal.